História da moeda, do dinheiro e das reservas de valor – Bitcoin (BTC) #Pt.1

Para compreender o Bitcoin (BTC) é de extrema importância entender os conceitos fundamentais do dinheiro, da moeda e das reservas de valor. Entenda mais sobre a história monetária da humanidade e as propriedades fundamentais dinheiro, bem como por que o bitcoin é a melhor moeda e reserva de valor já criada (ou descoberta) na história.

O que é moeda?

A utilização de determinados ativos, como sal, conchas, pedras e metais como meio para a troca de bens e serviços ao longo da história, é considerado como um fenômeno espontâneo que surge em uma sociedade para resolver o problema da coincidência de desejos.

Imagine o seguinte cenário:

  • João possui galinhas, mas ele deseja possuir madeira para sua casa. Lucas deseja possuir galinhas, porém não possui madeira para realizar a troca direta (escambo) com João.

A resolução desse problema é encontrado quando os dois fecham um acordo para a troca utilizando algum ativo aceito por ambos como intermediário, como sal, por exemplo. O sal pode ser escolhido por ser um ativo que será útil para os dois.

O valor de um dinheiro é proporcional ao número de pessoas que estão dispostas a trocar e economizar com aquele ativo. Este foi um dos grandes motivos para o sal ter sido utilizado como moeda por muitos povos ao longo da história, visto que era utilizado por todos e possui muitas aplicações práticas, como para temperar a comida, ou para preservar alimentos.

A escolha do ativo que será utilizado como moeda em uma sociedade ocorre normalmente de maneira espontânea ao longo do tempo, e é comum que moedas concorram livremente até que uma se torne a mais estabelecida para o comércio e para a poupança.

Algumas características objetivas são observadas para definir se um determinado ativo é considerado um bom dinheiro, como por exemplo:

  • Escassez:  Para preservar valor no tempo, é necessário que a moeda seja minimamente escassa, para que não desvalorize com o tempo.

Uma moeda não escassa pode gerar sérios problemas para uma sociedade. Imagine que uma determinada pedra é utilizada como meio de troca em uma ilha. Porém, em uma outra região essas mesmas pedras não são escassas. Nesse cenário, alguém poderia simplesmente levar as pedras de onde elas são abundantes, comprar o máximo de coisas possíveis naquela ilha e inflar a moeda da região, empobrecendo o local – Um baita problema!

  • Portabilidade: para preservar valor no espaço e permitir trocas com facilidades, uma moeda deve ser facilmente transportável.

Em um mundo analógico, o melhor ativo que a humanidade possuía como moeda era o ouro e metais devido a sua alta densidade. No entanto, enviar ouro físico para pagamentos em um mundo globalizado se tornou uma tarefa impraticável.

  • Verificabilidade: é necessário que um dinheiro seja fácil de ser verificado se é verdadeiro ou falso, pois moedas tendem a atrair muitos falsificadores.

Qualquer um consegue verificar se o sal é verdadeiro apenas colocando um pouco na boca. Mas você saberia dizer se uma moeda de ouro é verdadeira? Na verdade, existem técnicas de falsificação que exigem equipamentos caros e processos que tornam também o ouro uma alternativa inviável para os dias atuais. O mesmo vale para falsificações mais bem feitas de papel moeda.

  • Durabilidade: afinal, o dinheiro precisa ser perene no tempo, e não pode se desgastar facilmente.
  • Fungibilidade: essa característica está associada a facilidade de se trocar um determinado bem por outro de mesma quantidade.

Por exemplo, caso você possua uma dívida de R$ 50 com alguém, não importa com qual nota você vai pagar, visto que o dinheiro é um bem fungível, diferente de obras de arte, ítens pessoais ou históricos.

  • Divisibilidade: é necessário que o dinheiro possa ser fracionado para permitir trocos e pagamentos pequenos

Durante muito tempo era comum haver moedas de cobre ou metais menos nobres em circulação junto com moedas de ouro para permitir pagamentos fracionados.

Confira na tabela abaixo a comparação das propriedades monetárias do bitcoin com o ouro e moedas fiduciárias, como dólar, euro e real

Bitcoin Ouro Fiat
Escasez A++ B+ D
Portabilidade A++ C A
Fungibilidade B A++ B
Verificabilidade A++ C B
Divisibilidade A++ B A+
História Estabelecida D A++ C
Durabilidade A+ A++ B
Resistência à Censura A++ B D

 

Bitcoin (BTC) –  a moeda superior

Bitcoin (BTC)

O bitcoin, moeda nativa da rede Bitcoin (com “B” maiúsculo), possui propriedades monetárias que são superiores aos principais ativos utilizados pela humanidade como dinheiro e reserva de valor ao longo da história.

Com emissão limitada a 21 milhões de unidades, o bitcoin é o único ativo líquido conhecido pela humanidade com oferta inelástica. Isso significa que a sua oferta independe da sua demanda.

Por exemplo, a taxa de crescimento da oferta do ouro é de cerca de 2% ao ano, que é proveniente da mineração de novas jazidas. Caso um aumento na demanda pelo metal provoque um crescimento do preço, isso vai incentivar mais investimento na mineração, que provocará um aumento na oferta, o que tende a equilibrar o preço.

O mesmo ocorre com todos os demais ativos financeiros, como títulos, commodities e ações. Os únicos ativos com oferta inelástica conhecidos são não fungíveis e ilíquidos, como obras de arte de artistas falecidos ou itens históricos.

Essa propriedade torna o bitcoin um ativo único do ponto de vista da escassez.

Devido às suas propriedades únicas de custódia e envio, o Bitcoin é um ativo muito superior a qualquer alternativa do ponto de vista de potabilidade, sendo possível enviá-lo para qualquer parte do mundo a baixo custo.

Leia mais:

  • Como armazenar Bitcoin (BTC) com segurança? – Chaves privadas (em breve)
  • O que é a Lighting Network (LN)? (em breve)

Um bitcoin é divisível até a 8º casa decimal, cuja menor unidade é conhecida como satoshi (sats). Em redes de segunda camada, como Lighting Network, 1 bitcoin é infinitamente divisível.

Enquanto verificar ouro e demais metais é uma tarefa extremamente cara, difícil e burocrática –imagine averiguar se 1 tonelada de ouro é 100% verdadeira–, é trivial para qualquer indivíduo verificar se um determinado endereço de bitcoin recebeu valores que foram confirmados pela rede.

Qualquer um pode observar os registros de transação da rede através de um explorador de blocos ou rodando o seu próprio nó completo.

No entanto, a história estabelecida do Bitcoin, que possui apenas 13 anos, é pequena se comparada ao ouro, que é utilizado há mais de 5 mil anos, e das moedas fiduciárias, que surgiram na forma como conhecemos hoje em 1971 após o fim do Padrão Ouro com a quebra do acordo de Bretton Woods.

Dessa forma, podemos aferir que o Bitcoin é, sob muitos aspectos, o melhor dinheiro já criado na história da humanidade.

Parte 2: História moderna da moeda, do dinheiro e das reservas de valor (em breve)

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.