Vietnam lidera adoção do cripto-mercado
O recente relatório da Chainalysis, chamado “The 2022 Global Crypto Adoption Index”, revelou que a adoção de ativos digitais desacelerou nos últimos 12 meses, mas permanece acima dos níveis de mercado pré-alta.
O líder de 2021 – Vietnã – foi colocado em primeiro novamente, enquanto as Filipinas e a Ucrânim seguiram logo depois. Curiosamente, a China voltou a entrar no top 10.
A instituição aplicou sua metodologia de índice a 154 países e estimou que o Vietnã é novamente o líder mundial em adoção de criptomoedas, com pontuação de 1.000. Uma razão para a segunda vitória consecutiva do país pode ser o interesse significativo em jogos baseados em blockchain na região do Sudeste Asiático.
Outro estudo da Chainalysis descobriu que 21% dos consumidores vietnamitas usaram ou possuíam ativos digitais em algum momento de suas vidas. O primeiro lugar vai para a Nigéria, onde 32% dos locais fizeram transações com bitcoin ou altcoins.
O segundo lugar no ranking com uma pontuação de 0,753 pertence às Filipinas, enquanto o terceiro é a Ucrânia com 0,694. O conflito militar com a Rússia interrompeu severamente a economia ucraniana, o que poderia explicar por que alguns moradores decidiram interagir com moedas digitais em vez de fiduciárias.
No geral, a maioria das nações na lista dos 20 primeiros inclui economias de renda média-baixa (Vietnã, Filipinas, Ucrânia, Nigéria, Indonésia) e de renda média-alta (Brasil, Tailândia, Argentina, Turquia).
Ainda assim, dois países de alta renda – EUA e Reino Unido – também encontraram um lugar na tabela de classificação e são, respectivamente, 5º e 17º.
Vale a pena notar que a China mostrou alguma melhora. Devido à proibição total de todas as criptomoedas imposta pelo governo doméstico no ano passado, o país ficou em 13º em 2021, enquanto nos últimos 12 meses subiu a escada e agora é o 10º.
Além dos números mencionados acima, a Chainalysis observou como a taxa global de adoção de criptomoedas mudou desde o segundo trimestre de 2021. Naquela época, estava em seu recorde histórico, impulsionado principalmente pelo aumento dos preços da maioria dos ativos digitais.
Muitos HODLers não consideram a desaceleração um desafio significativo e não planejam vender suas propriedades, concluiu a entidade:
“Os grandes detentores de criptomoedas de longo prazo continuaram mantendo o mercado em baixa e, portanto, embora seus portfólios tenham perdido valor, essas perdas ainda não estão bloqueadas porque não foram vendidas – os dados da cadeia sugerem que esses detentores estão otimista de que o mercado se recuperará, o que mantém os fundamentos do mercado relativamente saudáveis”.