Dólar americano vai colapsar, afirma economista Peter Schiff
O economista Peter Schiff compartilhou suas perspectivas para o dólar americano em um podcast publicado no sábado. Ele explicou que os EUA têm grandes problemas que levarão à queda do dólar americano.
Fazendo referência à situação na Grã-Bretanha, Schiff disse que o Reino Unido está preocupado com o aumento das dívidas.
A relação dívida/PIB do país é de cerca de 85% e a ex-primeira-ministra Liz Truss “ameaçou aumentar ainda mais a dívida britânica em relação ao PIB”, descreveu o economista, observando que “os investidores despejaram a libra com razão”.
No entanto, ele acrescentou:
“Eles venderam libras por dólares… A ironia é que eles estavam comprando dólares, apesar do fato de os Estados Unidos terem um problema de dívida ainda maior”.
A dívida nacional dos EUA está agora acima de US$ 31 trilhões e o governo teve um déficit orçamentário de US$ 1,38 trilhão no ano fiscal de 2022.
Schiff explicou que a relação dívida/PIB nos EUA é realmente superior a 125%. Ao levar em conta a dívida estadual e municipal, o índice aumenta para 140%, detalhou.
“Estamos em uma confusão fiscal muito maior do que a Grã-Bretanha. Então, vender libras e comprar dólares porque você está preocupado que a Grã-Bretanha tenha muitas dívidas é pular da frigideira para o fogo.”
Schiff ressaltou que é ridículo que as pessoas tenham comprado títulos do Tesouro dos EUA como um porto seguro, acrescentando que também é absurdo vender a moeda de um país por problemas de dívida e comprar dólares quando os EUA têm ainda mais dívidas.
“No Reino Unido, praticamente toda a dívida está em nível nacional. Eles não têm os estados como nós temos e não têm todos os municípios, então temos tantos níveis de endividamento”, destacou.
“Porque os americanos estão quebrados. Não temos poupança. Então, podemos pagar essa dívida? Claro que não. Reembolsar a dívida é impossível. Então, o que vai acontecer?”
Schiff continuou:
“A maneira honesta é apenas admitir que não podemos pagar e ficamos inadimplentes. Reestruturamos a dívida e informamos aos nossos credores.”
No entanto, ele acredita que os políticos não têm integridade para fazer isso, observando:
“Eles vão tomar o caminho do covarde. Eles vão imprimir. Eles vão inflar a dívida… É uma loucura para qualquer um acreditar que o Fed vai conseguir reduzir a inflação de volta para 2%. Não pode ter sucesso.”
Ele alertou ainda que, à medida que o Federal Reserve aumenta as taxas de juros, o problema fica maior.
“Agora que o dólar está enfraquecendo, o déficit comercial futuro aumentará, fazendo com que o dólar caia ainda mais.”