Ações do Bitcoin Trust saltam 12% e diminuem desconto
As ações do problemático fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) subiram na segunda-feira, reduzindo seu desconto em relação ao preço do Bitcoin à vista.
O preço do título negociado no mercado de balcão saltou 11,56% ontem, para US$ 9,65. Isso elevou o desconto do fundo em relação ao valor patrimonial líquido (NAV) de suas participações em Bitcoin para 38,55%, a menor diferença desde meados de novembro.
O GBTC é um veículo financeiro listado publicamente que oferece aos investidores exposição ao Bitcoin sem a necessidade de comprar e manter sob custódia.
O fundo era historicamente negociado com um prêmio em relação ao Bitcoin, mas, desde o final de fevereiro de 2022, está com um grande desconto.
O aumento em seu preço ocorre apesar de uma infinidade de problemas enfrentados tanto pela empresa de investimentos por trás do fundo e por sua controladora, a Digital Currency Group.
A Grayscale é a maior gestora de Bitcoin no mundo. A empresa possui 643.572 BTCs em nome dos seus clientes.
O desconto do GBTC surgiu devido à volatilidade do mercado e à incapacidade dos acionistas de resgatar suas ações, como ocorre normalmente com ETFs.
A Grayscale procurou converter o Trust em um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin, uma estrutura que seu CEO Michael Sonnenshein argumenta que forneceria melhor proteção aos investidores.
No entanto, a SEC, instituição que regulamenta o mercado financeiro dos Estados Unidos, vem constantemente negando pedidos para criação de ETFs Spot para o Bitcoin.
A concorrência de ETFs de BTC em outros países, como o Canadá, bem como ETFs futuros de Bitcoin negociados nos EUA, também pode, portanto, estar contribuindo para o desconto.
Como a Grayscale não oferece uma maneira de resgatar o BTC, os detentores de GBTC começaram a pressionar a empresa para mudar suas regras e introduzir alguma forma de liquidez.
O fundo também está enfrentando um processo acusando-o de “potencial má administração e conflitos de interesse”, movido pelo fundo de hedge de Nova York Fir Tree Capital Management.
Em outro, a empresa de investimentos rival Valkyrie apresentou uma proposta para se tornar o novo gerente do GBTC.
A ideia é que os acionistas do GBTC possam votar por uma mudança de administração, embora haja algumas dúvidas sobre se isso seria possível.