Bitcoin ultrapassa real brasileiro em capitalização
O Bitcoin (BTC), a principal criptomoeda do mercado, passou por uma nova corrida de alta exponencial, rompendo a barreira dos US$ 100 mil. Agora, o valor de mercado do BTC é superior ao de grandes moedas nacionais, como o real brasileiro.
O valor de mercado do BTC é atualmente superior a US$ 2 trilhões. Este número é obtido multiplicando o preço pela quantidade de moedas em circulação.
O site FiatMarketCap compila o valor de mercado das maiores moedas da humanidade. Como pode ser visto abaixo, o BTC é atualmente o décimo maior dinheiro:
As moedas de China e Estados Unidos lideram o ranking, que é seguido pelo euro e pelo yen japonês. Este crescimento dos últimos anos estabelece o BTC como um dos principais dinheiros da humanidade em termos de liquidez, capitalização e reconhecimento.
Adoção por governos
O Bitcoin está passando por um novo ciclo de adoção institucional. A principal criptomoeda vem sendo poupada por grandes empresas de capital aberto, instituições e governos.
Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos prometendo criar uma reserva estratégica de BTC para os cofres do governo. Há também um projeto de lei no senado dos EUA que propõe a compra de 1 milhão de bitcoins para os cofres do governo.
Ao mesmo tempo, alguns países vêm acumulando bitcoin de forma consistente, como é o caso de El Salvador e do Reino do Butão, localizado no sudeste asiático.