Peter Schiff, um conhecido economista que previu a crise de 2008, fez recentemente uma publicação afirmando que o Bitcoin é agora uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos.
Segundo Schiff, o país está ameaçado por uma administração que pode potencialmente adotar a principal criptomoeda do mercado. O economista está fazendo referência ao governo de Donald Trump, que foi eleito promovendo criar uma reserva estratégica de BTC para o país.
Schiff afirmou:
“O Bitcoin se tornou uma ameaça à segurança nacional. Uma coisa é quando cidadãos privados desperdiçam voluntariamente seu próprio dinheiro comprando #Bitcoin. Mas é um exagero quando eles subornam funcionários do governo para desperdiçar o dinheiro público comprando-o. O Bitcoin agora é o inimigo público número um.”
Bitcoin has become a national security threat. It's one thing when private citizens voluntarily waste their own money buying #Bitcoin. But it crosses the line when they bribe government officials to squander the public's money buying it. Bitcoin is now public enemy number one.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) December 8, 2024
Ao ser questionado pelo fato dele falar mais sobre bitcoin do que sobre o ouro, ativo que é entusiasta, Schiff respondeu:
“Bem, o Bitcoin se tornou uma ameaça real, não para o ouro, mas para os EUA. A ameaça é que o governo desperdice o dinheiro do público comprando-o, no processo de direcionar mais capital para o Bitcoin e negócios relacionados à blockchain às custas de negócios produtivos.”
Well Bitcoin has become a real threat, not to gold but to the U.S. The threat is that the government squanders the public's money buying it, in the process misdirecting more capital to Bitcoin and blockchain related business at the expense of productive businesses.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) December 8, 2024
Naturalmente, os comentários foram ironizados pelo fato de Schiff criticar a criptomoeda há vários anos. O economista tem consistentemente errado suas previsões sobre o bitcoin ao longo do tempo.