O influenciador financeiro Eduardo Feldberg, mais conhecido como Primo Pobre, comentou recentemente sobre o investimento em bitcoin. Segundo o influenciador, os investidores que compram a criptomoeda através de bancos são “antas”.
Em uma aula sobre criptomoedas para iniciantes, o criador de conteúdo afirmou:
“Satoshi Nakamoto pensou que as criptomoedas não podiam ficar em um banco, porque elas foram criadas justamente para gente ficar livre dos bancos e não ser mais refém deles. Por isso que eu falo todo mês aqui, se você compra criptomoeda em banco, você é muito anta, cara. A criptomoeda foi criada para você ficar livre do controle do banco e aí o besta vai lá e compra cripto no banco.”
Custódia terceirizada
Ao longo dos anos, diversos bancos e instituições financeiras começaram a oferecer a negociação de ativos digitais. Apesar das críticas do influenciador, o investimento através de custodiantes regulados é recomendado para aqueles que não possuem conhecimento técnico para realizar a auto custódia dos ativos.
A auto custódia de alto nível pode exigir conhecimento técnico avançado, o que pode afastar muitos investidores. Além disso, diversificar a custódia de bitcoin também pode ser uma boa prática para todos.
Ao contrário da afirmação do influenciador, a custódia institucional é fundamental para o crescimento da rede e da criptomoeda. Atualmente, milhões de bitcoins são custodiados por fundos, corretoras e bancos.