O Intesa Sanpaolo SpA, a maior instituição bancária da Itália, realizou a aquisição de 11 bitcoins com seu balanço patrimonial. O anúncio foi feito por Niccolò Bardoscia, chefe de negociação e investimentos em ativos digitais do Intesa, em uma publicação no fórum 4Chan.
Carlo Messina, CEO do Intesa, destacou que esta compra de cerca de 1 milhão de euros é muito pequena se comparada com o estoque de 100 bilhões em portfólio da instituição:
“São valores muito pequenos, considerando que temos 100 bilhões de euros em nosso portfólio de títulos. É um experimento, um teste.”
O CEO destacou que não está comprando bitcoin em nome de clientes, e que esta estratégia tem como objetivo melhorar o entendimento da instituição sobre a criptomoeda:
“Não nos tornaremos um provedor de bitcoin, mas precisamos saber como fazer isso caso nossos maiores clientes solicitem”.
Ciclo de adoção institucional
O Bitcoin vem passando por um longo ciclo de adoção institucional. Ao longo dos últimos anos, diversas instituições de grande porte obtiveram exposição à criptomoeda. Algumas das maiores empresas que compraram bitcoin incluem Tesla, MicroStrategy e Mercado Livre.
Até mesmo governos realizaram a compra de bitcoin, incluindo o governo de El Salvador e o Reino do Butão. A adoção institucional acelerou após a aprovação de diversos ETFs de BTC no mercado dos Estados Unidos no último ano.