Preço do Bitcoin (BTC),O que é, gráfico, cotação, conversão
Preço do Bitcoin (BTC), O que é, gráfico, cotação, conversão
Gráfico do Bitcoin (BTC) – BTC / USD.
Resumo
O Bitcoin (BTC) é a primeira criptomoeda descentralizada funcional do mundo. Criada em 2009 por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin é um protocolo de código aberto que permite a transferência de valores de pessoa para pessoa através da internet. Nos últimos anos, o bitcoin se tornou uma moeda relativamente popular, alcançando uma capitalização de centenas de bilhões de dólares. Devido a sua grande valorização nos últimos anos, o BTC foi o ativo com o melhor desempenho da última década. Hoje o criptoativo desempenha um papel fundamental na economia mundial, e já é reconhecido como moeda legal em mais de um país.
Conversão de Moeda
Converta Bitcoin (BTC) para reais (brl), dólar americano (usd) ou outras moedas agora.
O que é Bitcoin (BTC)?
O Bitcoin (BTC) é a primeira criptomoeda completamente descentralizada e funcional. Desenvolvido como um projeto de código aberto, o Bitcoin é atualmente a maior rede monetária descentralizada do mundo.
Desde a sua criação, o BTC, token nativo da rede blockchain, vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos. O criptoativo foi de longe o ativo financeiro com o melhor desempenho da última década.
Para entender a criptomoeda é importante fazer uma distinção entre o Bitcoin escrito com ‘B’ maiúsculo e o escrito com ‘b’ minúsculo. O Bitcoin se refere a rede monetária, onde as transações são processadas entre os endereços. Já o bitcoin se refere ao ativo financeiro.
É importante destacar que o ativo financeiro não existe sem a rede e vice-versa, visto que eles possuem uma relação simbiótica.
Como funciona o Bitcoin?
O Bitcoin, desenvolvido pelo programador anônimo Satoshi Nakamoto, foi o resultado de uma série de tecnologias emergentes. O Bitcoin pode ser considerado um precursor direto do BitGold, um trabalho teórico de Nick Szabo que descrevia como uma rede monetária descentralizada poderia ser criada para gerar uma criptomoeda nativa da internet.
O BitGold não foi implementado por Szabo. No entanto, Hal Finney,um conhecido programador e criptógrafo, implementou em 2004 um sistema chamado de RPOW (Reusables Proof of Works). A rede criada por Finney poderia ter escalado para servir a humanidade, como destaca o Satoshi Institute :
“A Prova de Trabalho Reutilizável (RPOW) foi uma invenção de Hal Finney destinada a ser um protótipo para um dinheiro digital baseado na teoria de colecionáveis de Nick Szabo. O RPOW foi um passo inicial significativo na história do dinheiro digital e foi um precursor do Bitcoin. Embora nunca pretendesse ser mais do que um protótipo, o RPOW era um software muito sofisticado que teria sido capaz de atender a uma rede enorme, se tivesse pegado.”
No entanto, Finney via o Rpow como apenas um protótipo, um tipo de prova de conceito de que algo como o Bitcoin seria possível. A rede contava com muitos dos conceitos presentes hoje no Bitcoin, como a ideia de chaves públicas e privadas, bem como a mineração, fundamental para a segurança da rede blockchain baseada em Proof of Work .
Para entender mais sobre a importância de Hal Finney para a história do Bitcoin, leia o texto ‘O Bitcoin e eu’.
Chaves públicas e privadas
Uma das bases do Bitcoin é o conceito de chaves públicas e privadas. Um endereço Bitcoin pode ser dividido em duas partes: uma chave pública, que é utilizada para receber bitcoins, e uma chave privada, que é um tipo de ‘senha’ para poder movimentar os ativos em um determinado endereço.
Vamos a um exemplo de uma paper wallet contendo as duas chaves de um endereço:
Ao lado esquerdo está a chave pública de um endereço. Para receber um pagamento em bitcoin, basta compartilhar a sua chave pública. É importante destacar que a camada 1 do Bitcoin é completamente transparente. Isso significa que qualquer pessoa pode verificar facilmente o saldo, bem como o histórico de transações de um determinado endereço.
Ao lado direito está a chave privada. Ela pode ser utilizada para assinar transações em uma determinada carteira. E é desta forma que as transações de bitcoin são geradas.
É fundamental manter a segurança das suas chaves privadas. O ideal é gerar os seus endereços bitcoin de maneira completamente offline, em um dispositivo desconectado à internet.
Leia também: Paper Wallet (Carteira de Papel) – O que é e como gerar?
Caso alguém possua acesso a sua chave privada, você poderá perder os fundos, visto que guardar bitcoin é semelhante a guardar uma informação.
Mineração de Bitcoin
A mineração de Bitcoin é uma atividade fundamental para o funcionamento da rede. Os mineradores são pessoas ou empresas que direcionam poder computacional para encontrar os blocos da blockchain.
A mineração é uma atividade altamente custosa, e requer um poderoso equipamento e grandes quantidades de eletricidade para ser feita em larga escala. A mineração de Bitcoin consome hoje mais eletricidade do que países inteiros, como a própria Argentina.
No entanto, é importante destacar que, como a mineração é uma atividade com margens extremamente baixas, ela tende a se alocar em locais onde a energia é efetivamente subutilizada, custando próximo a zero.
O gasto, que pode parecer um desperdício à primeira vista, é na verdade um recurso muito importante para a segurança da rede. O gasto energético cria incentivos para que os participantes do protocolo sejam honestos e cooperem com a segurança da blockchain.
Os mineradores são recompensados com as moedas geradas do protocolo mais as taxas de transação que são pagas pelos usuários.
Quanto tempo demora para minerar um bitcoin?
A dificuldade da mineração é ajustada para que blocos sejam encontrados pelos mineradores a cada 10 minutos em média. Este não é um valor fixo, com blocos podendo demorar mais ou menos para serem encontrados.
Os mineradores normalmente trabalham em grupos, que são conhecidos como pools de mineração. Essas pools reúnem poder computacional para encontrar os blocos e receber as novas moedas geradas na rede.
É possível um minerador pequeno encontrar um bloco sozinho? Sim, porém isto é altamente improvável, quase como ganhar na loteria.
Emissão dos bitcoins
O protocolo do Bitcoin define que nunca existirão mais de 21 milhões de moedas. A emissão ocorre por meio da mineração em uma regra de criação de novas moedas pré-definida.
Quando a rede foi iniciada, 50 bitcoins eram emitidos por bloco. No entanto, a cada 210 mil blocos, cerca de 4 anos, a emissão de novas moedas cai pela metade. Desde maio de 2020, são emitidos 6,25 btc por bloco.
Este evento de redução da emissão de novas moedas é conhecido como halving, e costuma ser um evento muito aguardado pela comunidade. Nas últimas três vezes em que o evento ocorreu, em 2012, 2016 e 2020, o halving desencadeou um aumento significativo no preço do criptoativo.
Uma explicação para este fenômeno é que a redução da emissão de novos bitcoins tende a tornar o ativo mais escasso, o que pressiona o preço positivamente.
Como surge o preço do bitcoin?
O preço do bitcoin é definido livremente pelo mercado, como qualquer outro ativo financeiro. A oferta e a demanda é o que define o comportamento do preço. Quanto mais pessoas estão interessadas em comprar btcs, isto tende a pressionar o preço positivamente.
Por outro lado, quanto mais pessoas estão vendendo o ativo, mais o preço tende a cair. É importante destacar que as criptomoedas são ainda muito voláteis, e podem passar por quedas expressivas. Por conta disso, tenha em mente os riscos e potencial de retorno deste mercado.
Quem criou o Bitcoin?
O Bitcoin foi criado por um programador anônimo conhecido como Satoshi Nakamoto. A identidade de Satoshi se tornou um dos maiores mistérios da internet, e existem várias teorias sobre a origem da criptomoeda.
Satoshi foi muito cuidadoso ao esconder os seus passos online até o seu desaparecimento em 2011. Por isso, é improvável que a identidade do criador do Bitcoin seja descoberta no futuro.
No entanto, é importante destacar que o Bitcoin é um projeto de código aberto desenvolvido em conjunto. Isso significa que muitos programadores e entusiastas ajudaram e continuam ajudando na construção do ecossitema.
O próprio Hal Finney, quando questionado, afirmou que ajudou a construir o Bitcoin devido a natureza colaborativa do projeto.
Além disso, o Bitcoin é o resultado de uma série de trabalhos teóricos e práticos criados nas últimas décadas. Satoshi reuniu uma série de tecnologias estabelecidas para desenvolver a primeira criptomoeda descentralizada funcional.
Quem possui mais bitcoins?
Estima-se que Satoshi Nakamoto seja o detentor da maior quantidade de bitcoins. Até seu desaparecimento, estima-se que Satoshi tenha minerado mais de 1 milhão de moedas em cerca de dois anos.
No entanto, não é possível saber se Satoshi acumulou mais moedas anonimamente ou se existem outras pessoas com ainda mais tokens.
É importante ressaltar que as moedas originais de Satoshi provavelmente nunca mais serão movidas, visto que isso poderia comprometer o seu anonimato.
Retorno do Investimento em bitcoin (BTC)
Outras Criptomoedas
# | Name | Price | Changes 24h | Market CAP | Volume | Supply |
---|
Confira as principais criptomoedas do mercado: veja a cotação, gráfico, volume, capitalização e outras informações. Faça também a conversão para real brasileiro (brl), dólar americano (usd) e outras moedas.
Notícias
Como investir on-line
Nunca foi tão fácil para os traders investir nos mercados financeiros voláteis de hoje, com...
Adotando o Bitcoin: a primeira conferência sobre Bitcoin de El Salvador
No coração de El Salvador, uma nação que fez história ao adotar o Bitcoin como...
Tipos de ações
Quando a maioria das pessoas pensa em ações , elas normalmente pensam em ações listadas...
O que causa inflação e aumento de preços?
A inflação é uma medida de quão rápido os preços de bens e serviços estão...
Como começar a investir em ações em 2024
Para negociar ações, você precisa definir metas claras de investimento, determinar quanto pode investir, decidir...
Quando os preços das ações caem, onde está o dinheiro?
Já alguma vez se perguntou o que aconteceu às suas meias quando as pôs na...
Como investir em criptomoedas
Você está pensando em investir em criptomoeda? Embora o Bitcoin seja provavelmente a moeda virtual...
Compreendendo ações de pequena e grande capitalização
Os significados de “big-cap” e “small-cap” são geralmente entendidos pelos seus nomes, que indicam o...