Bitcoin

Computação quântica deve se tornar um problema para o Bitcoin, diz governo americano

De acordo com a Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA (CISA), enquanto os computadores quânticos são incapazes de quebrar algoritmos de criptografia de chave pública, entidades públicas e privadas precisam se preparar para futuras ameaças.

A CISA –agência de inteligência do governo americano– acredita que quando “os computadores quânticos atingirem níveis mais altos de poder e velocidade de computação, eles serão capazes de quebrar os algoritmos de criptografia de chave pública que estão em uso hoje”.

A entidade do governo dos EUA enfatiza no relatório que é necessária uma transição para a criptografia pós-quântica.

“Não espere até que os computadores quânticos estejam em uso por nossos adversários para agir”, detalha o relatório da CISA.

“Os preparativos iniciais garantirão uma migração suave para o padrão de criptografia pós-quântica assim que estiver disponível.”

As discussões sobre se a computação quântica será ou não capaz de quebrar a criptografia de chave pública vêm ocorrendo desde que os cientistas fizeram progressos envolvendo o primeiro par de bits quânticos (qubits) em 1998.

Desde 1998, os supercomputadores quânticos melhoraram com 14 qubits de íons de cálcio emaranhados em 2011, 16 qubits supercondutores em 2018 e 18 qubits emaranhados em 2018.

A CISA diz que os computadores quânticos criarão novas oportunidades, mas a tecnologia também leva a consequências negativas em termos de criptografia e segurança.

“Estados-nação e empresas privadas estão buscando ativamente as capacidades dos computadores quânticos.

A computação quântica abre novas e excitantes possibilidades; no entanto, as consequências dessa nova tecnologia incluem ameaças aos atuais padrões criptográficos.”

Em 2020, quando a empresa industrial Honeywell revelou que construiu um computador quântico que efetivamente alavanca seis qubits efetivos, os defensores da criptografia começaram a discutir os possíveis efeitos futuros dos computadores quânticos no Bitcoin e na criptografia de 256 bits.

Alguns defensores da moeda digital já começaram a se preparar para um evento de quebra de criptografia com tecnologia quântica. A Cambridge Quantum Computing está trabalhando com a Honeywell em um projeto que “pode ser aplicado a qualquer rede blockchain”.

Apesar dos esforços dos criptógrafos, alguns pesquisadores acreditam que os computadores quânticos de grande escala nunca se concretizarão. Outros acham que a linha do tempo está muito mais próxima do que as pessoas esperam e alguns cientistas disseram que pode ser daqui a cerca de cinco anos.

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) acredita que 15 anos é mais razoável. Enquanto isso, os desenvolvedores do Ethereum estão pesquisando resistência quântica ao lado do projeto de contabilidade distribuída da Fundação Hyperledger, Ursa.

Os criptógrafos que se preparam para um mundo pós-quântico acreditam que técnicas de criptografia como AES-128 e RSA-2048 não fornecerão segurança adequada contra ataques de computadores quânticos.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

João Souza

Chefe de conteúdo, analista de SEO e empreendedor. [email protected]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.