O National Center for Public Policy Research, um think tank conservador dos Estados Unidos, vai solicitar que a Amazon considere a compra de bitcoin para o seu caixa corporativo. A instituição política realizará esta solicitação na próxima reunião anual da empresa, que ocorrerá em abril de 2025.
Tim Kotzman, pesquisador da instituição, compartilhou esta informação em uma publicação no X:
“O National Center for Public Policy Research enviou a proposta de acionista anexa para http:// Amazon.com, Inc. para consideração na reunião anual de acionistas de 2025. Os acionistas solicitam que o Conselho avalie a adição de #Bitcoin ao Tesouro da Empresa”.
O documento apresentado destaca a alta inflação da economia, o que torna necessário o uso de Bitcoin como instrumento de preservação de valor:
“Em períodos de consistente e muitas vezes desenfreada inflação, o valor de uma empresa é medido não somente por quão lucrativa é seu negócio primário, mas também como ela preserva este lucro do seus negócios.”
De acordo com o site CompaniesMarketCap, a Amazon conta com US$ 88 bilhões em seu caixa corporativo:
Potencialmente, a Amazon poderia acumular centenas de milhares de bitcoins com base na cotação atual da principal criptomoeda.
Empresas públicas e o Bitcoin
Diversas empresas de capital aberto vem acumulando bitcoin ao longo dos últimos anos. Algumas destas instituições incluem Mercado Livre, Tesla e MicroStrategy. O Bitcoin é utilizado principalmente como uma alternativa de caixa ao dólar americano.
Além disso, acionistas da Microsoft deverão votar para decidir se a empresa vai ou não adotar o bitcoin como ativo de tesouraria. Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, fez recentemente uma apresentação para convencer os acionistas da empresa a adotar o bitcoin como reserva de valor.
A cada nova grande adoção, o bitcoin está mais próximo de se tornar a reserva de valor dominante da humanidade.