Nayib Bukele, presidente de El Salvador, anunciou recentemente que o país conta com um potencial de US$ 3 trilhões em ouro não minerado em seu solo. Bukele destacou que vai enviar ao Congresso um projeto de lei para liberar as atividades de mineração.
“Nós anunciamos nos últimos dias que vamos enviar à Assembleia Legislativa uma proposta para revogar a proibição da mineração em El Salvador. El Salvador tem potencialmente 3 trilhões de dólares em ouro. Além disso, também encontramos gálio, tântalo e outros metais para a quarta e quinta revolução industrial.”
President Nayib Bukele revealed that El Salvador has discovered up to $3 TRILLION in unmined gold, and he is now moving quickly to repeal the mining ban regulation so that miners can get to work.
— George (@BehizyTweets) December 6, 2024
"We've also found gallium, tantalum, tin, and many other materials needed for the… pic.twitter.com/i8ddYPPayz
Como Nayib possui amplo apoio legislativo, é altamente provável que a nova legislação seja aprovada. Atualmente, Bukele é um dos presidentes mais populares e com maior capacidade de governança em todo o mundo.
O perfil @BehizyTweets destacou no X as críticas que o governo vem recebendo de grupos ambientais:
“Claro, os lunáticos ambientais estão atacando Bukele, dizendo que ele não deveria fazer isso para proteger lagos e rios da contaminação, mas eles não percebem que a única maneira de consertar o problema da água é com o dinheiro que o ouro trará. Além disso, a quantidade de empregos e crescimento econômico que isso trará para El Salvador será magnífica. A descoberta é um presente de Deus para a fé e perseverança do país sob as gangues demoníacas.”
El Salvador e o Bitcoin
Bukele foi fundamental para a adoção do Bitcoin em El Salvador em 2021. Desde então, o país vem se integrando de forma significativa à criptomoeda. Atualmente, o governo salvadorenho conta com mais de 6 mil bitcoins em caixa.
Além disso, o governo de El Salvador também opera uma mineradora de Bitcoin, alimentada pela energia geotérmica do país.