Maduro anuncia criação de Inteligência Artificial própria

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou recentemente planos para desenvolver uma inteligência artificial nacional, dizendo que o sistema será “soberano, nacional, venezuelano, articulado pelo mundo, mas alimentado por nós”.
Ele ainda afirmou que nas escolas do país serão ministradas aulas sobre o tema já no próximo ano letivo.
Maduro comentou também que, em julho, o governo venezuelano firmou um memorando com a empresa chinesa iFlytek para colaborar no desenvolvimento dessa IA. O acordo teria como objetivo ajudar a estruturar tecnologias que permitam ao país possuir capacidades próprias no campo da inteligência artificial.
Embora o governo esteja anunciando essa iniciativa, não há até o momento dados precisos sobre quando a nova IA estará operacional ou em larga escala. Também não ficou claro para quais usos a tecnologia será aplicada, se será voltada a serviços públicos, à educação, à vigilância, ou outras funções estatais ou sociais.
Especialistas e observadores apontam que, para tornar o projeto factível, será necessário superar desafios como investimento em hardware, formação de pessoal qualificado, infraestrutura digital e proteção de dados.