Uncategorized

EUA confirmam acordo de US$ 20 bilhões para socorrer Argentina sob governo Milei

Os Estados Unidos anunciaram um acordo de swap cambial de US$ 20 bilhões com o Banco Central da Argentina, além da compra direta de pesos, com o objetivo de conter a forte desvalorização da moeda local e apoiar o país em meio à crise.

A intervenção foi confirmada pelo secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, após quatro dias de negociações em Washington com o ministro argentino da Economia, Luis Caputo. Ele ressaltou que o Tesouro está “preparado, imediatamente, para tomar quaisquer medidas excepcionais que se mostrem necessárias para garantir a estabilidade dos mercados”.

O presidente argentino Javier Milei agradeceu o apoio dos EUA e destacou o alinhamento entre os países: 

“Juntos, como os mais próximos aliados, construiremos um hemisfério de liberdade econômica e prosperidade.”

A ajuda ocorre em meio a meses de queda cambial e fuga de capitais na Argentina. Após derrotas eleitorais provinciais e denúncias contra membros do governo, a confiança dos mercados foi abalada. A injeção de liquidez dos EUA representa uma resposta contundente para estancar pressões sobre o peso argentino.

No entanto, autoridades norte-americanas condicionaram a continuidade do apoio ao sucesso eleitoral de Milei nas próximas eleições legislativas argentinas. O presidente Trump declarou que, se “ele não vencer, não vamos desperdiçar nosso tempo com a Argentina”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.