OpenAI anuncia projeto de US$ 25 bilhões para construir data center de IA na Argentina

A OpenAI e a empresa argentina Sur Energy assinaram uma carta de intenções para desenvolver um data center de inteligência artificial na Patagônia, batizado de Stargate Argentina, anunciou o governo argentino na sexta-feira (10). O projeto prevê uma capacidade de até 500 megawatts de potência.
A iniciativa será enquadrada no regime de incentivos RIGI (Regime de Incentivos para Grandes Investimentos), que concede benefícios fiscais e aduaneiros por 30 anos, dentro da política do governo Milei para atrair grandes aportes estrangeiros.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou:
“Temos orgulho em anunciar os planos de lançamento do Stargate Argentina, um novo e empolgante projeto de infraestrutura”
Destacando o papel estratégico que a América Latina deve desempenhar no avanço global da empresa.
A presidente de aplicações da OpenAI, Fidji Simo, rejeitou a ideia de que investimentos dessa magnitude possam representar uma bolha financeira:
“Este é um investimento maciço em poder de computação, num momento em que há uma carência desesperadora desse recurso para muitas das aplicações que as pessoas desejam”.
Simo acrescentou ainda:
“Acredito que o mundo realmente vai mudar e perceber que o poder de computação é o recurso mais estratégico de todos.”
Embora nem a localização exata nem o cronograma oficial tenham sido divulgados, a expectativa é de que as etapas iniciais, como infraestrutura elétrica e fornecimento de energia, comecem a ser implementadas a partir de 2027.