Uncategorized

Inflação na Venezuela dispara para 500% em meio a tensões com EUA

A inflação na Venezuela voltou a disparar em meio ao aumento da pressão dos Estados Unidos sobre o governo de Nicolás Maduro.

Nos 12 meses até 17 de dezembro, a taxa chegou a 556%, bem acima dos 219% registrados no fim de junho e dos 45% ao longo de 2024, segundo um índice semanal da Bloomberg. O indicador, embora limitado por se basear no preço de um único produto em Caracas, é uma das poucas referências em tempo real em um país que deixou de divulgar dados oficiais há cerca de uma década.

O avanço da inflação ocorre enquanto Donald Trump intensifica medidas para isolar financeiramente o governo venezuelano, incluindo o bloqueio de petroleiros sancionados, o que tende a afetar ainda mais a indústria de petróleo, principal fonte de dólares do país.

Embora a Venezuela já tenha enfrentado níveis inflacionários muito mais extremos no passado, o novo salto agrava a crise para quem ainda recebe em bolívares, como servidores públicos e aposentados. Parte do setor privado, por outro lado, passou a operar em dólares como forma de preservar o poder de compra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.