Como funciona o Bitcoin (BTC)? Software livre #01
Agora que você já leu o nosso artigo “O que é Bitcoin (BTC)” e compreendeu as principais características do criptoativo, vamos adentrar um pouco mais sobre o funcionamento da rede e das peças que o compõem.
Satoshi Nakamoto, ao criar do Bitcoin, uniu diversas tecnologias criptográficas em todo de regras que incentivam o comportamento cooperativo que protejam a rede, e que punem aqueles que desejam atrapalhar o protocolo.
Ao decorrer dessa série, abordaremos muitos conceitos fundamentais em torno do Bitcoin, a maior rede monetária descentralizada do mundo. Esse artigo se concentrará especificamente em explicar de forma didática e introdutória os conceitos de software livre.
Código aberto
Do ponto de vista tecnológico, o Bitcoin (BTC) pode ser descrito como um protocolo de comunicação nativo da internet de código aberto.
Um software livre, ou software de código aberto, é um programa computacional de qualquer classe (sistema operacional, firmware, aplicação, protocolo…) que possui o seu código computacional visível e auditável para qualquer pessoa.
Muitas aplicações que utilizamos hoje pertencem a esta classe de software, que são de extrema importância para o mundo atualmente. Provavelmente, o maior exemplo de software livre utilizado atualmente é a própria internet, que tem como base os protocolos TCP (Transfer Control Protocol) e IP (Internet Protocol).
Além disso, as dezenas de protocolos que compõem hoje a internet, como o protocolo de e-mail e o Torrent, são também softwares abertos, que podem ser auditados por qualquer indivíduo com capacidade técnica.
Softwares abertos certamente possuem vantagens claras em relação a programas de código fechado. Eles são ideais para soluções onde é necessário muita segurança e para soluções que são do interesse de muitos indivíduos e instituições, como é o caso da internet e de outros serviços.
Por ser aberto e qualquer um com entendimento poder modificá-los e disponibilizá-los, esses softwares tendem com o tempo se tornar mais úteis, seguros e resistentes a ataques, visto que estão em constante construção por uma comunidade global de indivíduos que colaboram com o projeto.
Normalmente, o desenvolvimento de softwares abertos é financiado voluntariamente pelas partes interessadas.
Não confie, verifique
O código do Bitcoin é completamente aberto e pode ser a qualquer momento auditado por pessoas com capacidade técnica. A implementação mais utilizada do BTC é o Bitcoin Core, que é executado em mais de 90% dos nós completos da rede.
O Bitcoin, por se tratar de um protocolo, e não de uma aplicação única, pode ser implementado em qualquer linguagem computacional ou sistema. Dessa forma, diferentes versões do código do Bitcoin são executadas e sincronizadas seguindo as regras básicas da rede.
Se alguma versão do Bitcoin Core ou outra implementação quebrar as regras básicas, propositalmente ou não, ela sairá do consenso e estará executando um Hard Fork, não mais interagindo com a rede principal. Esta é sem dúvidas uma ferramenta poderosa da rede para manter as regras de funcionamento fundamentais para a segurança do sistema.
Leia mais: Glossário do Bitcoin (BTC) (em breve)
Dessa forma, a rede Bitcoin se mantém, sendo um projeto construído colaborativamente por diversos times ao redor do mundo, que são mantidos e financiados por doações voluntárias.