
O apresentador e analista financeiro Jim Cramer, da rede CNBC, afirmou nesta quarta-feira que o mercado de criptomoedas “está prestes a ter um impulso hoje”. Ainda assim, ele fez um alerta aos investidores sobre o ambiente atual de especulação excessiva.
Segundo Cramer, o panorama lembra o período das empresas de tecnologia no ano 2000:
“Estamos em território de 2000 em termos de especulação. É onde as baratas estão”, escreveu, usando o termo “cockroaches” (baratas) para se referir aos projetos oportunistas que surgem durante ganhos rápidos.
Ele também mencionou impactos indiretos de liquidez institucional ao citar o banqueiro Jamie Dimon, da JPMorgan Chase & Co.:
“O anúncio de um fundo de US$ 1,5 trilhão acabou ‘involuntariamente alimentando uma grande onda especulativa’”.
Cramer concluiu seu alerta com a palavra “TRIM”, sugerindo que investidores reduzam suas exposições enquanto o risco continua elevado.
O comentário surge em meio a um período de relativa estabilidade no valor da principal criptomoeda do mercado, Bitcoin (BTC), que operava praticamente sem variação significativa em torno de US$ 108.000 no momento da publicação. Embora o sentimento de alta possa se formar, Cramer acredita que ele está alimentado por liquidez e otimismo excessivo, mais do que por fundamentos sólidos.







