Uncategorized

“Criptomoedas não geram emprego”, afirma professor de geografia em debate contra bilionário

Durante o debate 1 Bilionário Vs 30 Trabalhadores no podcast Canal Foco, onde o convidado foi o bilionário Flávio Augusto, o professor Luiz Felipe sustentou a tese de que existe uma “Bolha de Bitcoin” e que a indústria de ativos digitais não gera empregos, fato que está errado.

“A gente vê por exemplo hoje uma bolha de bitcoin que não tem serventia absolutamente alguma para a humanidade porque não gera emprego, mas que tá lá produzindo uma concentração de riqueza brutal quando esse dinheiro podia estar sendo distribuído pagando salários no mínimo mais justos”. 

Estudos apontam que a indústria de criptomoedas emprega centenas de milhares de pessoas em atividades diversas, desde desenvolvimento de software até operações financeiras e suporte ao cliente. 

Um relatório abrangente da K33 Research estimou que há cerca de 190 mil profissionais trabalhando no setor cripto globalmente em julho de 2023, com fatias expressivas em bolsas e corretoras, serviços financeiros e engenharia. 

Entre as principais profissões demandadas estão desenvolvedores de blockchain e smart contracts, engenheiros de segurança cibernética, especialistas em compliance e compliance officers, analistas de risco e trading, operadores de exchanges, gerentes de produto, profissionais de marketing e community managers, além de funções de suporte e operações. 

O argumento também desconsidera externalidades e serviços que o Bitcoin e as tecnologias distribuídas viabilizam: infraestrutura de pagamentos alternativos, custódia digital, facilitação de remessas, produtos financeiros como empréstimos colateralizados e inovação em cadeias de valor que pode aumentar eficiência em setores tradicionais. 

Relatórios geográficos e de adoção mostram que criptomoedas têm uso real em transferências transfronteiriças e como acesso financeiro em regiões com infraestrutura bancária limitada, o que é utilidade social e econômica, ainda que diferente do mecanismo clássico de criação de vagas em indústrias tradicionais.

Você pode assistir o vídeo completo abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.