Empresa de Jack Dorsey lança solução de pagamentos em Bitcoin focado no comércio

A Block, empresa liderada por Jack Dorsey, anunciou nesta quarta-feira (8) o lançamento da Square Bitcoin, uma solução voltada para que comércios possam aceitar pagamentos em Bitcoin de forma simples e sem taxas até o fim de 2026.
A iniciativa busca ampliar o uso da criptomoeda como meio de pagamento nos Estados Unidos, onde o uso do BTC como moeda deve crescer 82% entre 2024 e 2026, segundo projeções da própria companhia.
“Hoje a Square apresentou a Square Bitcoin, a primeira solução totalmente integrada de pagamentos e carteira em bitcoin, criada para negócios locais de todos os tamanhos”, declarou a empresa em comunicado oficial.
A nova ferramenta é composta por dois recursos principais: pagamentos em Bitcoin e conversões em Bitcoin. O primeiro permitirá que vendedores aceitem BTC diretamente, enquanto o segundo possibilitará a conversão automática de vendas em cartão para a criptomoeda, tudo dentro do ecossistema da Square.
A funcionalidade de conversão já está disponível para comerciantes norte-americanos, e os pagamentos em Bitcoin começam a ser liberados a partir de 10 de novembro.
Após o período promocional, a empresa cobrará uma taxa de 1% a partir de 2027, mas a isenção inicial deve impulsionar a adesão entre pequenos e médios negócios. A novidade também impulsionou as ações da Block, que subiram 3,3% após o anúncio.
Jack Dorsey, conhecido por sua visão pró-Bitcoin, reforça a ideia de que a criptomoeda deve ser usada como dinheiro global e descentralizado, e não apenas como reserva de valor.