Uncategorized

EUA sancionam banqueiros norte-coreanos por lavagem de criptomoedas

O governo dos Estados Unidos comunicou nesta terça-feira (4) a imposição de sanções a oito indivíduos e duas instituições vinculadas à Coreia do Norte por participarem de operações de lavagem de dinheiro derivadas de crimes cibernéticos, especialmente envolvendo criptomoedas.

De acordo com o Department of the Treasury norte-americano, hackers ligados ao regime norte-coreano roubaram mais de US$ 3 bilhões em ativos digitais nos últimos três anos e utilizam tais fundos para sustentar o programa de armas nucleares do país.


“Hackers patrocinados pelo Estado norte-coreano roubam e lavam dinheiro para financiar o programa de armas nucleares do regime.” declarou John K. Hurley, Subsecretário para Terrorismo e Inteligência Financeira do Tesouro.

Entre os sancionados estão os banqueiros Jang Kuk Chol e Ho Jong Son, acusados de gerenciar cerca de US$ 5,3 milhões em criptomoedas em favor do banco sancionado First Credit Bank. As instituições atingidas são a empresa de TI Korea Mangyongdae Computer Technology Company (KMCTC) e o banco Ryujong Credit Bank, ambos acusados de facilitar operações de evasão de sanções e lavagem para a Coreia do Norte. 

Segundo o Tesouro, a rede emprega cidadãos chineses ou russos como proxies bancários, opera esquemas de trabalhadores de TI no exterior com identidade falsa e converte receitas ilícitas em criptomoedas para retorno ao regime de Pyongyang. Com isso, o órgão afirma que o nível das operações é “sem precedentes” para qualquer outro país nos últimos anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.