Uncategorized

Governos estão se tornando irrelevantes e o Bitcoin é o novo poder, afirma deputado da família real

Durante a Satsconf 2025, o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança, herdeiro da antiga família real brasileira, declarou que o avanço do Bitcoin está acelerando o declínio do poder estatal sobre a economia global. 

Para ele, as moedas nacionais e os marcos regulatórios estão perdendo relevância diante da ascensão de sistemas descentralizados, nos quais o Bitcoin representa “o símbolo máximo da liberdade financeira e da soberania individual”.

“Os governos e todas as instituições que nasceram para controlar a sociedade estão perdendo o poder de convencimento e de intervenção. O Bitcoin é o símbolo máximo dessa tendência”.

Ele argumentou que o declínio das moedas estatais reflete a ascensão de um sistema descentralizado: 

“Se eu quiser firmar um contrato em prata, em libra ou em Bitcoin, é um direito meu. O governo não tem que interferir nisso.”

O parlamentar destacou ainda que os marcos regulatórios recentes seriam “tentativas desesperadas de se manterem relevantes. Eles sequer compreendem as inovações do presente, muito menos as do futuro.”

Com participação também do deputado Eros Biondini, autor do projeto de lei que propõe a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin pelo Tesouro Nacional, o debate trouxe à tona que o Brasil, nas palavras de Biondini, está “na vanguarda do debate, mas o mundo não vai esperar.”

“Hoje, mais de 80% das nossas reservas estão em dólar. Isso nos torna vulneráveis à política monetária e fiscal de outro país”, pontuou Biondini.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.