Pai de magnata das criptomoedas é sequestrado em plena luz do dia na França

Um homem de 53 anos foi sequestrado em plena luz do dia na França, na última segunda-feira, 1º de dezembro, na região do Vale do Oise. A vítima é pai de um jovem empresário do setor de criptomoedas que vive atualmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
As primeiras análises do caso indicam que o crime pode estar diretamente ligado às atividades do filho no mercado de ativos digitais. Este é o 18º sequestro relacionado ao setor no país apenas em 2025, tornando a França o país com maior número de incidentes desse tipo no ano.
O aumento de ataques semelhantes tem ganhado atenção internacional. Casos recentes, como o assassinato de um ucraniano carbonizado na Áustria após entregar criptomoedas aos criminosos, ilustram o crescimento da violência associada ao setor. A valorização do Bitcoin e a expansão do número de investidores nos últimos anos são apontadas como fatores que ampliaram o interesse de grupos criminosos por vítimas com grande exposição financeira.
De acordo com a imprensa francesa, o sequestro ocorreu por volta das 15h40, quando quatro homens encapuzados, de roupas escuras e usando luvas, abordaram a vítima em frente à própria residência. Sapatos e celular foram encontrados a poucos metros do local e permitiram a identificação do homem. Ele foi libertado horas depois, durante a noite, após sofrer agressões, sendo abandonado nu à margem de uma estrada e posteriormente internado em estado grave com edemas e monitoramento intensivo.
Em entrevista à BFM TV, o filho da vítima afirmou acreditar que os sequestradores agiram motivados por dinheiro. No entanto, relatou que sua família já vinha recebendo ameaças há meses e que o Escritório Central de Luta contra o Crime Organizado (OCLCO) solicitava repetidamente seu retorno à França para prestar esclarecimentos. O empresário afirma que nunca esteve envolvido em atividades ilícitas e nega a existência de dívidas ou disputas financeiras com os autores do crime.







