Uncategorized

Senador dos EUA acusa bilionário do Bitcoin de sonegar impostos e anuncia investigação

O bilionário Dan Morehead, fundador da gestora de criptoativos Pantera Capital, entrou na mira do senador democrata Ron Wyden, que acusa o empresário de ter se beneficiado indevidamente de incentivos fiscais em Porto Rico para evitar o pagamento de tributos nos Estados Unidos.

Em carta enviada no dia 1º de outubro, Wyden deu prazo até 15 de outubro para que Morehead apresente esclarecimentos. O parlamentar afirmou ter recebido informações de que, “logo após sua mudança para Porto Rico e a obtenção de uma isenção fiscal local, a Pantera Capital vendeu uma posição grande e gerou ganhos de capital que excederam US$ 1 bilhão”. 

Segundo ele, a fatia de Morehead teria somado “centenas de milhões de dólares” e foi tratada como isenta nos EUA, apesar de parte significativa ter sido acumulada quando o gestor ainda residia na Califórnia.

As suspeitas já eram ventiladas desde janeiro, quando Wyden sinalizou que poderia investigar o caso. Apesar de advogados de defesa terem inicialmente se mostrado dispostos a cooperar, o senador afirma que não recebeu respostas concretas.

Até o momento, Morehead não se manifestou publicamente sobre as acusações. Caso as suspeitas se confirmem, o governo norte-americano poderá cobrar sua parte sobre os supostos ganhos não declarados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.