Uncategorized

Carros autônomos: Uber firma parceria lançar frota global de 5 mil robotáxis

O conglomerado automotivo Stellantis firmou nesta terça-feira uma parceria estratégica com NVIDIA, Uber Technologies e Foxconn para desenvolver veículos autônomos de nível 4 (L4) com foco em serviços de robotáxi ao redor do mundo.

De acordo com o comunicado oficial, a partir do acerto cada empresa trará sua especialidade à iniciativa: a Stellantis será responsável pelo design, engenharia e fabricação dos veículos, a NVIDIA fornecerá o software de condução autônoma e computação AI, a Foxconn cuidará da integração de hardware e sistemas, e a Uber operará a frota dentro de seu ecossistema de mobilidade.

Os primeiros veículos estão previstos para produção em 2028, com lançamento inicial nos Estados Unidos e volume de 5.000 unidades para a Uber. Os modelos utilizarão as plataformas AV-Ready da Stellantis, nomeadamente as arquiteturas “K0 Medium Size Van” e “STLA Small”, equipadas com a nova arquitetura de condução autônoma “DRIVE AGX Hyperion 10”.

Segundo o presidente-executivo da Stellantis, Antonio Filosa, “A mobilidade autônoma abre as portas para novas opções de transporte mais acessíveis para os clientes. Construímos plataformas AV-Ready para atender à crescente demanda e, ao fazer parcerias com líderes em IA, eletrônica e serviços de mobilidade, pretendemos criar uma solução escalável que ofereça mobilidade mais inteligente, segura e eficiente para todos.”

O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, pontuou que “A autonomia de nível 4 não é apenas um marco para a indústria automobilística, é um salto na capacidade de IA. O veículo se torna um robô, que vê, percebe, planeja e dirige com precisão sobre-humana.” Ele ainda ressaltou que a aliança com Uber e Stellantis “cria uma nova classe de frotas robotáxi sob escala global”. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.