Criptoativos

Criptomoedas sem lastro são jogos de azar, afirma membro do BCE

Fabio Panetta, membro do Comitê Executivo do Banco Central Europeu (BCE), afirmou acreditar que as criptomoedas sem lastro são jogos de azar sem valor intrínseco, e que precisam ser regulamentados.

Em um artigo de opinião, Panetta afirma que, embora a regulamentação das criptomoedas seja uma boa resposta para o problema, ela também deve abordar as estruturas financeiras descentralizadas.

Panetta afirmou:

“São ativos especulativos. Os investidores os compram com o único objetivo de vendê-los a um preço mais alto. Na verdade, eles são uma aposta disfarçada de ativo de investimento.”

Como elementos de jogo, eles provavelmente não deixarão de existir se deixados sozinhos, explica Panetta, mesmo que não tenham ‘valor intrínseco’ e raramente sejam usados ​​como métodos de pagamento.

A série de incidentes negativos que aconteceram em 2022, incluindo o desaparecimento do ecossistema Terra e a falência de uma das maiores exchanges de criptomoedas, a FTX, é parte do que alimenta as opiniões de Panetta.

Para ele, o nível de interconexão que as criptos agora veem com as finanças tradicionais torna impossível deixar a cripto sem regulamentação.

“Não podemos permitir que as criptomoedas não sejam regulamentadas. Precisamos construir proteções que abordem as lacunas regulatórias e a arbitragem e enfrentem os custos sociais significativos das criptos de frente.”

Essa próxima onda regulatória, segundo Panetta, deve considerar as criptomoedas como instrumentos de jogo.

Panetta aborda ainda mais as finanças descentralizadas, comentando sobre a necessidade de regulamentação neste setor, mencionando empréstimos de criptoativos ou serviços de carteira sem custódia.

Por fim, o membro do BCE apoia a criação de moedas digitais do banco central (CBDCs) para solucionar as supostas deficiências das criptomoedas e preservar o papel dos bancos centrais.

A Europa está atualmente nas etapas finais de adoção de sua própria estrutura de regulamentação de criptomoedas, chamada MiCA (Markets in Crypto Assets).

João Souza

Chefe de conteúdo, analista de SEO e empreendedor. [email protected]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.