Tim Draper, investidor bilionário e entusiasta do Bitcoin (BTC), fez uma visita surpresa à sede do Banco Central do Sri Lanka e tentou convencer o presidente do BC, Nandalal Weerasinghe, a adotar a criptomoeda, de acordo com um relatório da Bloomberg.
“Eu venho ao Banco Central com moeda descentralizada”, disse Draper, mas a resposta do BC foi direta.
“Não aceitamos”.
“A adoção de 100% Bitcoin nunca será uma realidade no Sri Lanka”, disse Weerasinghe, acrescentando que “não queremos piorar a crise introduzindo o Bitcoin”.
Durante sua reunião com Weerasinghe, Draper, vestido com uma gravata do Bitcoin, disse que, caso o Sri Lanka siga o exemplo de El Salvador, “um país conhecido pela corrupção será capaz de manter registros perfeitos com a adoção” da criptomoeda.
Segundo o governador, no entanto, ter moeda própria é necessário para a independência da política monetária do país.
Tim Draper é um investidor de risco, que em 2013 comprou 30 mil bitcoins apreendidos do marketplace Silk Road em um leilão do FBI.
Crise econômica do Sri Lanka
A reunião ocorreu durante a visita de Draper à nação insular esta semana para filmar um episódio de seu programa de TV “Meet the Drapers” com empresários locais. Durante sua estadia, Draper também se encontrou com o presidente do país, Ranil Wickremesinghe, onde novamente defendeu a adoção do Bitcoin.
O Sri Lanka, que comemora o 75º aniversário de sua independência da Grã-Bretanha este ano, está mergulhado em uma grande crise econômica e política que o levou a deixar de pagar mais de US$ 56 bilhões em empréstimos estrangeiros em 2022.
O país enfrenta escassez de combustível e alimentos, o que levou a protestos em massa e forçou o ex-presidente Gotabaya Rajapaksa a fugir do país e renunciar.