BitcoinEconomiaFinanças

Compreendendo ações de pequena e grande capitalização

Os significados de “big-cap” e “small-cap” são geralmente entendidos pelos seus nomes, que indicam o seu valor em termos de capitalização bolsista. As ações de grande capitalização são ações de empresas maiores. As ações de pequena capitalização, por outro lado, são ações de empresas mais pequenas.

Etiquetas como estas podem muitas vezes ser enganadoras porque muitas pessoas partem do princípio de que só podem ganhar dinheiro investindo em ações de grande capitalização. E isso não pode estar mais longe da verdade, especialmente hoje em dia. Se não se aperceber de como as ações de pequena capitalização se tornaram grandes, pode perder algumas oportunidades de investimento potencialmente promissoras.

As ações de pequena capitalização são muitas vezes atrativas devido às suas avaliações relativas mais baixas e ao seu potencial para se tornarem eventualmente ações de grande capitalização, mas a definição de pequena capitalização em dólares mudou ao longo do tempo.

O que era considerado uma ação de grande capitalização em décadas anteriores pode ser considerado uma ação de pequena capitalização atualmente. Este artigo define as ações de pequena capitalização e fornece informações adicionais para ajudar os investidores a compreenderem termos que são muitas vezes considerados óbvios.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

  • As ações de grande capitalização (large-cap) têm uma capitalização bolsista de 10 mil milhões de dólares ou mais.
  • As ações de pequena capitalização têm geralmente uma capitalização de mercado de 250 milhões a 2 mil milhões de dólares.
  • As ações de pequena capitalização não devem ser negligenciadas quando se monta uma carteira diversificada.
  • As ações de grande capitalização nem sempre significam maiores retornos sobre o investimento.
  • As ações de média capitalização situam-se algures entre as ações de pequena capitalização e as ações de grande capitalização.

Aumentar a escala das ações

Antes de mais nada, precisamos de definir a palavra cap – que é a abreviatura de capitalização. O termo na sua totalidade, no entanto, é capitalização de mercado ou market cap. Esta é a estimativa do mercado do valor total em dólares das ações em circulação de uma empresa.

Para obter este valor, é necessário multiplicar o preço de uma ação pelo número de ações em circulação. No entanto, há que ter em conta que, embora esta seja a concepção comum de capitalização bolsista, é necessário adicionar o valor de mercado de qualquer uma das obrigações da empresa negociadas publicamente para calcular o valor de mercado total de uma empresa.

A capitalização bolsista mostra a dimensão da empresa, o que é algo que interessa à maioria dos investidores. Isso deve-se ao facto de, geralmente, indicar várias das principais características de uma empresa, incluindo a sua avaliação de risco. Embora o valor das ações de pequena capitalização possa variar de corretor para corretor, o consenso geral hoje em dia é que têm valores de mercado que variam entre 250 milhões e 2 mil milhões de dólares.

Uma ideia errada que as pessoas têm sobre as ações de pequena capitalização é que são empresas em fase de arranque ou que são apenas entidades novas que estão a surgir. No entanto, muitas empresas de pequena capitalização são exatamente como as suas congéneres de maior dimensão, na medida em que têm um historial sólido, estão bem estabelecidas e têm excelentes resultados financeiros. E porque são mais pequenas, as ações de pequena capitalização têm mais hipóteses de crescer. Isto significa que têm mais potencial para os investidores ganharem dinheiro mais rapidamente.

Em geral, considera-se que as ações de pequena capitalização são mais voláteis do que as ações de grande capitalização e, por conseguinte, oferecem um maior risco, mas também uma maior oportunidade. Isto deve-se ao facto de as ações de grande capitalização serem frequentemente empresas maiores e mais maduras que não procuram um crescimento agressivo.

As ações de grande capitalização

As ações de grande capitalização referem-se às maiores empresas cotadas na bolsa, com capitalizações de mercado superiores a 10 mil milhões de dólares, como a General Electric e a Walmart.

Estas empresas são também designadas por ações blue-chip, empresas com um historial de lucros fiáveis, reputações sólidas e finanças sólidas. Alguns exemplos de ações blue-chip são a IBM Corp., a Microsoft, a Coca-Cola Co. e a Boeing Co. Embora empresas como estas tendem a ter um bom desempenho e a proporcionar rendimentos seguros aos investidores, não se deve considerar que isto seja uma expectativa generalizada para todas as ações de grande capitalização.

Em geral, as ações de grande capitalização estão estabelecidas, maduras e estáveis. Tendem a ser menos voláteis e recompensam os investidores com fluxos de dividendos estáveis e crescentes.

No entanto, alguns investidores têm a ideia errada de que a designação de grande capitalização significa que não existe qualquer risco. Há vários casos na história financeira que apontam para o contrário.

A Enron é apenas um exemplo. Serve para demonstrar que quanto maior é a empresa, mais dura é a sua queda. A empresa, que era a queridinha da indústria energética, foi objeto de um escândalo contabilístico. A empresa utilizou a contabilidade “mark to market” (MTM) para fazer parecer que a empresa era muito mais rentável do que era na realidade.

As suas filiais estavam a perder dinheiro, mas a empresa continuou a esconder as suas perdas e dívidas, utilizando entidades extrapatrimoniais para ocultar ativos tóxicos. A empresa cedeu e acabou por declarar falência. Os principais funcionários, incluindo o diretor executivo Jeffrey Skilling e a empresa de contabilidade da empresa, foram alvo de acusações criminais.

A lição? Só porque se trata de uma empresa de grande capitalização não significa que seja sempre um ótimo investimento. É preciso fazer a sua pesquisa, o que significa olhar para outras empresas mais pequenas que podem fornecer uma excelente base para a sua carteira global de investimentos.

Dow vs. Nasdaq: A capitalização média de mercado do Dow continua a ser muito superior à capitalização média de mercado do Nasdaq 100.

As ações de pequena capitalização

As ações de pequena capitalização, como o nome indica, são muito mais pequenas em termos de avaliação de mercado – mas também, geralmente, em termos de escala, âmbito e influência. Estas empresas têm uma capitalização bolsista de 250 milhões a 2 mil milhões de dólares e estão presentes em todos os tipos de empresas, sectores económicos e fases de crescimento.

Um equívoco comum sobre as empresas de pequena capitalização é o facto de serem empresas em fase de arranque ou novas. Na realidade, muitas empresas de pequena capitalização são empresas bem estabelecidas, com um histórico sólido e excelentes resultados financeiros. E porque são mais pequenas, as ações de pequena capitalização têm mais hipóteses de crescer.

Historicamente, as ações de pequena capitalização podem ter tido um desempenho superior ao das ações de grande capitalização. No entanto, o facto de as empresas de pequena ou grande capitalização terem um melhor desempenho varia ao longo do tempo, de período para período, com base noutros factores, como a conjuntura económica geral. Por exemplo, as grandes capitalizações parecem aguentar-se melhor durante os mercados em baixa e as recessões.

Ao mesmo tempo, as ações de pequena capitalização tendem a ser mais voláteis (e, portanto, mais arriscadas) do que as suas congéneres de maior capitalização. Muitas vezes, é necessário um menor volume de transações para alterar os seus preços, e é comum que o preço de uma ação de pequena capitalização flutue mais num único dia de negociação do que o de empresas maiores. Isto é algo que muitos investidores simplesmente não conseguem suportar, mas atrai os investidores mais ativos, como os day traders. Note-se que, como estas ações têm frequentemente menos liquidez, é também mais difícil sair de uma posição ao preço de mercado.

Classificação das capitalizações de mercado

As definições de ações de grande ou grande capitalização e de pequena capitalização diferem ligeiramente de uma corretora para outra e têm mudado ao longo do tempo. As diferenças entre as definições das corretoras são relativamente superficiais e só têm importância para as empresas que se encontram nos seus limites.

As classificações são importantes para as empresas limítrofes porque os fundos mútuos utilizam estas definições para determinar quais as ações a comprar.

As definições aproximadas actuais são as seguintes:

  • Mega-cap: Capitalização bolsista de 200 mil milhões de dólares ou mais
  • Grande capitalização: 10 mil milhões de dólares ou mais, até 200 mil milhões de dólares
  • Média capitalização: 2 mil milhões de dólares a 10 mil milhões de dólares
  • Pequena capitalização: 250 milhões de dólares a 2 mil milhões de dólares
  • Micro-capitalização: $50 milhões a $250 milhões
  • Nano-cap: Menos de 50 milhões de dólares

Estas categorias têm aumentado ao longo do tempo, juntamente com os índices de mercado. E é importante notar que estas definições são fluidas e não fixas. Por exemplo, em vários círculos, as ações com capitalizações de mercado superiores a 100 mil milhões de dólares são consideradas mega-capitais.

Lembre-se que a capitalização bolsista se baseia no preço das ações e, portanto, no valor percebido de uma empresa, não no valor real.

Mudança de números

As ações de grande capitalização recebem a maior parte da atenção de Wall Street porque é aí que se encontra o lucrativo negócio da banca de investimento. As ações de grande capitalização constituem a maioria do mercado de ações nos Estados Unidos, razão pela qual constituem o núcleo das carteiras de muitos investidores.

As ações de grande capitalização, por outro lado, tendem a deslocar-se em número. Em 2007, existiam pelo menos 7 destas ações, mas esse número diminuiu em 2010 devido ao colapso das hipotecas em 2008 e à Grande Recessão.

Nos anos seguintes, as ações de mega capacidade ressurgiram, e gigantes como a Apple (AAPL) e a Microsoft (MSFT) atingiram máximos históricos de capitalização de mercado que se aproximam de US $ 2 trilhões cada. A partir de 2022, o número total de empresas de mega-capacidade em todo o mundo é de cerca de 48.

Mas e as empresas de pequena capitalização? Lembre-se, só porque eles têm uma capitalização de mercado menor, não significa que você não encontrará valor ou grandes retornos. De facto, é possível encontrar grande parte do valor do mercado de ações em ações de pequena capitalização, porque algumas delas têm um dos registos mais fortes do mercado.

Quais são algumas das características das ações de grande capitalização?

Para além de terem uma capitalização bolsista de 10 mil milhões de dólares ou mais, as ações de grande capitalização também tendem a ser as de empresas mais antigas e mais maduras.

Estas empresas podem ter maior probabilidade de pagar dividendos regulares aos seus acionistas porque vêem fontes estáveis e estabelecidas de rendimento e rentabilidade. As empresas de grande capitalização são normalmente líderes de mercado e nomes conhecidos, muitos dos quais são também ações blue-chip.

Quais são alguns dos riscos de investir em ações de pequena capitalização?

As ações de pequena capitalização podem ser grandes oportunidades de crescimento, mas os investidores também devem estar cientes dos riscos associados às ações de empresas mais pequenas. Em primeiro lugar, tendem a ser mais voláteis, o que significa que as oscilações de preços e as descidas podem ser maiores do que as das ações de empresas maiores. Estas ações podem também ser menos líquidas e mais pouco transaccionadas, com spreads bid-ask maiores, o que torna mais dispendiosa a entrada e saída de posições.

Ao nível da empresa, as empresas mais pequenas podem ter mais dificuldade em aceder a financiamento ou em obter capital do que as empresas maiores. Isto pode ser um fator limitativo das operações e do crescimento.

Que índices acompanham as ações de grandes empresas?

Se quiser investir em ações de grande capitalização, pode procurar fundos de índice ou ETFs que acompanham índices como o S&P 500 (as 500 maiores empresas dos EUA) ou o Dow Jones Industrial Average (DJIA), que abrange 30 ações blue-chip.

Que índices acompanham as ações de pequena capitalização?

Se quiser investir em ações de pequena capitalização, pode recorrer a fundos de índice ou ETF que acompanham índices como o Russell 2000 Index ou o S&P Small-Cap 600.

Quais são melhores: Grandes ou pequenas capitalizações?

Isto dependerá do seu tipo de investidor. Se tiver uma maior tolerância ao risco e horizontes temporais mais longos, as ações de pequena capitalização tendem a superar as de grande capitalização ao longo do tempo, porque conseguem crescer mais rapidamente do que as empresas maiores.

Se preferir uma valorização estável e um rendimento de dividendos, as ações de grande capitalização podem ser mais adequadas. Em geral, os investidores são encorajados a diversificar e a deter uma mistura de ações que contenham tanto grandes como pequenas empresas.

A linha inferior

Os rótulos de grande e pequena capitalização também estão associados às principais bolsas de valores e índices, o que também gera confusão. O Dow Jones Industrial Average (DJIA) é visto como sendo composto apenas por ações de grande capitalização, enquanto o Nasdaq é frequentemente visto como sendo composto por ações de pequena capitalização. 

Estas percepções eram geralmente verdadeiras antes de 1990, mas mudaram desde então. Desde o boom tecnológico, as capitalizações de mercado das bolsas e dos índices variam e sobrepõem-se.

Os rótulos de grande e pequena capitalização são subjectivos, relativos e mudam com o tempo. Grande nem sempre significa menos arriscado, mas as grandes empresas são as ações mais seguidas pelos analistas de Wall Street. 

Leia mais: Gudang Garang: Quase uma Moeda no Brasil

Fonte
Investopedia

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.