O Deputado Federal Eros Biondini apresentou recentemente um projeto de Lei que prevê a compra de Bitcoin (BTC) para os cofres do governo. O texto propõe que 5% das reservas estrangeiras do país sejam convertidas em BTC, principal criptomoeda do mercado.
O PL afirma:
“A formação da RESBit é uma medida estratégica que posiciona o Brasil na liderança da nova economia digital, reduzindo riscos econômicos e ampliando as oportunidades de desenvolvimento tecnológico e financeiro. A aprovação deste projeto é essencial para garantir a soberania econômica do país e alinhar o Brasil às tendências globais de inovação.“
Lastro para moeda digital
Eros Biondini tem dado mais detalhes sobre a criação da Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins (RESBit) proposta. Em uma publicação no seu Instagram, o deputado destacou que o Bitcoin pode ser utilizado para lastrear o Drex, a nova moeda digital em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil.
Biondini destacou:
“Proponho que o Drex, o real digital, seja emitido exclusivamente com lastro em Bitcoin. [Este é] um projeto pioneiro, não só em nível nacional, mas também internacional, que pode colocar o Brasil na vanguarda dessa moeda digital.”
“O Bitcoin é uma tecnologia robusta, inviolável. [A criptomoeda] está na possibilidade de ocupar o grande espaço no futuro, em nível mundial.”
Para ser aprovado, o projeto deve tramitar nas duas casas legislativas. Uma compra de bitcoin para os cofres do governo está alinhada com as tendências geopolíticas globais. Alguns governos vêm acumulando bitcoin ao longo dos anos, como é o caso de El Salvador e do Reino do Butão.
Além disso, Donald Trump foi eleito prometendo criar uma reserva estratégica de BTC para os cofres do governo.
Leia mais: 12 frases de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin (BTC)