O que são satoshis? Entenda a menor unidade do Bitcoin
Se você acompanha o mercado do Bitcoin, já deve ter se deparado com o termo satoshi. Mas afinal, o que isso significa?
O satoshi é a menor unidade de 1 bitcoin. Abreviado com “sats”, 100 milhões de satoshi equivalem a 1 bitcoin inteiro. Dessa forma, 1 satoshi = 0,00000001.
A subdivisão do BTC é muito importante, especialmente para pagamentos. Isso ocorre pois pode ser difícil fazer contas com frações. Dessa forma, é mais fácil dizer que um produto custa 100 mil satoshis do que 0,001 bitcoin.
Além disso, existem outras unidades que são os múltiplos dos satoshis.
- Milisatoshi (mSat): 1 milisatoshi é igual a 0,001 satoshi ou 0,00000001 BTC.
- Microsatoshi (μSat): 1 microsatoshi é igual a 0,000001 satoshi ou 0,0000000001 BTC.
- Bits: 1 bit é igual a 100 satoshis ou 0,000001 bitcoin.
- Mili-Bitcoin (mBTC): 1 mili-bitcoin é igual a 0,001 bitcoin ou 100.000 satoshis.
Simples, não é mesmo? Descubra agora como surgiu esse termo e quem foi Satoshi.
Quem é Satoshi?
Satoshi Nakamoto é o nome utilizado pela pessoa ou grupo de pessoas que criou o Bitcoin no ano de 2009. Satoshi escolheu permanecer anônimo, e até hoje a sua identidade é desconhecida.
O programador trabalhou publicamente no Bitcoin do final de 2008 até 2011, quando desapareceu misteriosamente do projeto. Antes de sumir, Satoshi passou o acesso do site Bitcoin.org e do repositório do Bitcoin no Github para membros de confiança da comunidade.
Naquela época, o Bitcoin estava começando a chamar muito atenção. O Silk Road, marketplace da dark web que iniciou em 2011, utilizava BTC para as transações, o que chamou a atenção do governo dos Estados Unidos e do FBI.
Uma das últimas mensagens de Satoshi fez referência ao Wikileaks, site fundado por Julian Assange, responsável por uma série de vazamentos. A instituição passou a aceitar doações em bitcoin. No entanto, Satoshi não gostou da ideia e afirmou que a iniciativa não conseguiria arrecadar muito, visto o pequeno tamanho da rede na época, e que isso atrairia muita atenção indesejada naquele momento.
Satoshi então desapareceu após passar o controle sobre o projeto para membros como Gavin Andresen e Cobra Bitcoin.
Satoshi como unidade do Bitcoin
O primeiro registro do uso do nome de satoshi como unidade do bitcoin surgiu por meio do usuário “ribuck” no fórum Bitcointalk em 15 de novembro de 2010. Ele propôs que 1 centésimo de 1 bitcoin (0,01 BTC) fosse chamado de satoshi.
No entanto, 4 meses após, Ribuck propôs que 1 bitcoin dividido por 100 milhões fosse chamado de austrian ou satoshi, como destaca o Bitcoin Wiki. Desde então, o nome ganhou adoção. Em dezembro de 2017, um BIP do Bitcoin propôs que 100 satoshis fossem chamados de 1 bit.
Como o Bitcoin é uma rede descentralizada, não há ninguém que aprove ou desaprove decisões como essa. A sugestão do usuário foi bem aceita por muitos na comunidade e acabou sendo amplamente utilizada.
Mesmo após anos do lançamento do Bitcoin, não existe uma padronização para o símbolo utilizado para representar os satoshis. Alguns mais comuns são:
Satoshis na Lighninig Network
A Lighninig Network (LN) é uma rede de segunda camada do Bitcoin responsável por permitir transações rápidas e baratas do criptoativo. O satoshi desempenha uma função importante no protocolo, visto que ele é a menor unidade transacionável na rede.
As transações de bitcoin, tanto na camada 1 quanto na LN também são denominadas em satoshis. Na rede principal, as transações são denominadas em satoshis por virtual bites (s/vb). Quanto maior a quantidade de satoshis, maior será o valor pago pela transação.
Os mineradores costumam adicionar as transações com maiores taxas primeiro nos momentos em que a rede está congestionada.
Candidatos a Satoshi Nakamoto
Satoshi Nakamoto se tornou uma lenda da internet e até hoje a sua identidade verdadeira é desconhecida. Ao longo dos anos, várias teorias e suspeitas surgiram.
A primeira pessoa a ser atribuída como o criador do Bitcoin foi Satoshi Dorian Nakamoto, um engenheiro de ascendência japonesa que trabalhou por vários anos desenvolvendo sistemas de pagamento nos Estados Unidos.
Curiosamente, Dorian morava a poucas quadras de Hal Finney, que foi a primeira pessoa a realizar uma transação de BTC da história junto com o real Satoshi. No entanto, Dorian sempre negou ter criado o Bitcoin.
Hal Finney é também um dos principais suspeitos. O brilhante programador trabalhou em vários projetos relacionados a moedas criptográficas antes do Bitcoin. Ele foi responsável por criar o RPOW, uma rede monetária descentralizada com base nos trabalhos de Nick Szabo.
No entanto, Finney também negou ser Satoshi.
Os programadores Nick Szabo e Adam Back, também diretamente envolvidos no Bitcoin desde o início, também negaram ter inventado a criptomoeda.
Craig Wright, que afirma ser Satoshi Nakamoto, ainda não provou ser o criador da criptomoeda. Supostamente, ele comprovou ter acesso às chaves privadas de Satoshi para o desenvolvedor Gavin Andresen e posteriormente para um repórter do IrB.
No entanto, estas chaves nunca foram mostradas publicamente, o que fez muitos acreditarem que Craig é um falsário, e que a demonstração das chaves foi falsa.
Muito provavelmente, a identidade de Satoshi nunca será revelada. Isso ocorre pois o criador do Bitcoin foi muito cuidadoso ao esconder os seus passos. E a saída de Satoshi do projeto demonstra que ele não gostaria de ser encontrado.
Leia também: