EconomiaFinanças

Bull Market vs Bear Market – O que é e como identificar?

Se você acompanha os mercados financeiros, já deve ter ouvido falar no termo bull market e bear market. Mas afinal, o que eles significam?

O bull market, ou mercado dos touros, é utilizado para simbolizar o mercado de alta. Quando o preço dos ativos está em tendência de valorização, se diz que os touros estão dominando.

O bear market é o oposto, sendo o momento em que os preços estão em tendência de queda. Quando os ativos estão se desvalorizando isso significa que há mais força vendedora no mercado.

Esta analogia entre a rivalidade entre touros e ursos faz sentido para o mercado financeiro, visto que são os compradores e vendedores que formam os preços através de negociações em mercados líquidos.

Onde surgiram os termos?

Não há consenso sobre a origem dos termos. Mas algumas explicações sobre como os termos bull market e bear market surgiram.

Algumas fontes afirmam que a analogia faz referência ao modo como os animais atacam seus oponentes. Enquanto o touro faz movimentos de baixo para cima, o urso ataca de cima para baixo.

Da mesma forma, os compradores empurram o preço para cima, enquanto os vendedores empurram para baixo. Na prática, o preço é o resultado das forças entre os touros e os ursos.

Outra história sobre o termo é bastante difundida. A pele de ursos sempre foi um ativo valioso em locais com clima frio, como a Inglaterra. Alguns intermediários facilitavam o comércio dos caçadores, especulando sobre o preço futuro, e acabaram formando os primeiros mercados de futuros que se tem registro.

Como o touro tem sido historicamente um animal rival do urso, ele foi utilizado para simbolizar o mercado de alta.

O símbolo do mercado ficou ainda mais conhecido após uma estátua de um touro em posição de ataque ter sido instalada na Wall Street, em Nova York, a rua mais importante para o mercado financeiro.

Touro de Wall Street
Touro de Wall Street

Outras estátuas foram instaladas ao redor do mundo, como foi o caso do Brasil. No entanto, a estátua foi removida por questões burocráticas da prefeitura.

Uma tradição se espalhou em torno do animal. Muitas pessoas tocam as bolas do animal, como forma para supostamente ter sucesso nos investimentos,

Um touro mecânico também foi instalado em Miami. No entanto, a estátua chamou atenção devido a falta das bolas, impedindo a tradição.

Touro do Bitcoin
Touro do Bitcoin

Histórias também relatam que touros e ursos eram colocados para brigar em combates no Coliseu Romano.

Como identificar bull e bear markets?

Identificar os momentos que o mercado está entrando em território de alta e baixa é fundamental para conseguir um bom desempenho.

Dentro da Análise Técnica, o rompimento de resistências ou de médias móveis importantes é um forte sinal de que o mercado está iniciando uma nova tendência.

O Bitcoin tem passado por ciclos de bull e bear market que duram em média 2 anos cada. Este padrão tem se repetido nos últimos 14 anos.

Com o topo do criptoativo tendo sido alcançado em novembro de 2021, o mercado iniciou uma tendência severa de baixa. Desde o fundo do mercado, próximo aos US$ 16 mil, o setor parece agora estar se recuperando. O mercado de ações passou também por forte queda no ano de 2022.

Para otimizar o desempenho no mercado, muitos investidores realizam compras sistemáticas de ativos durante quedas severas e realizam lucro após altas. Dessa forma, não é necessário prever com exatidão o fundo e o topo, mas apenas alinhar seus aportes com base nas tendências claras do mercado.

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo