Bitcoin

O que são padrões de fundo duplo?

O que é um fundo duplo?

Um padrão de fundo duplo é uma formação clássica de gráficos de análise técnica que representa uma grande mudança na tendência e uma reversão de momento. Ele descreve a queda de um movimento de baixa anterior no mercado de negociação.

de um título ou índice, uma recuperação, outra queda para o mesmo nível ou similar à queda original e, finalmente, outra recuperação (que pode se tornar uma nova tendência de alta). O fundo duplo se parece com a letra “W”. A mínima tocada duas vezes agora é considerada um nível de suporte significativo. Enquanto essas duas mínimas se mantêm, o lado positivo tem um novo potencial.

Em termos de metas de lucro, uma leitura conservadora do padrão sugere que a meta de preço de movimento mínimo é igual à distância das duas mínimas e da máxima intermediária. Metas mais agressivas são o dobro da distância entre as duas mínimas e a máxima intermediária.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

  • Um padrão de fundo duplo é uma formação gráfica clássica de análise técnica que mostra uma grande mudança na tendência de um movimento de queda anterior.
  • O padrão de fundo duplo se parece com a letra “W”. A mínima tocada duas vezes é considerada um nível de suporte.
  • O padrão de fundo duplo sempre segue uma tendência de baixa maior ou menor em um título específico e sinaliza a reversão e o início de uma potencial tendência de alta.
  • Padrões de fundo duplo ocorrem com relativa frequência e em muitos períodos de tempo diferentes.
  • Um fundo duplo diário pode indicar uma reversão ou mudança de tendência de longo prazo, enquanto um fundo duplo horário pode sinalizar apenas uma breve pausa em uma tendência de baixa.

O que um fundo duplo lhe diz?

Na análise técnica dos mercados financeiros, um fundo duplo é significativo, pois sugere que uma baixa importante, ou um forte nível de suporte, foi atingido após um movimento de baixa. Enquanto a baixa do fundo duplo permanecer no lugar, o movimento de preço provavelmente exibirá um retrocesso mais alto e possivelmente indicará o início de uma nova tendência de alta.

Assim como muitos padrões de gráficos, um padrão de fundo duplo é mais adequado para analisar a visão de médio a longo prazo de um mercado.

“Em termos gerais, quanto maior a duração entre as duas mínimas no padrão, maior a probabilidade de que o padrão do gráfico seja preciso.”

Pelo motivo acima, é melhor usar gráficos de preços de dados diários ou semanais ao analisar mercados para esse padrão específico.

O padrão de fundo duplo sempre segue uma tendência de baixa maior ou menor em um título específico e sinaliza uma reversão e o início de uma tendência de alta potencial. O padrão deve ser validado por uma mudança nos fundamentos do mercado para o título em si (por exemplo, melhores ganhos), bem como o setor ao qual o título pertence e o mercado em geral. 

Os fundamentos devem refletir as características de uma reversão futura nas condições de mercado. Além disso, o volume deve ser monitorado de perto durante a formação do padrão. Um pico no volume normalmente ocorre durante os dois movimentos de preço ascendentes no padrão. 

Esses picos no volume são uma forte indicação de pressão de preço ascendente e servem como confirmação adicional de um verdadeiro padrão de fundo duplo.

Uma vez que o preço de fechamento está no segundo rebote e está se aproximando da máxima do primeiro rebote do padrão (em outras palavras, o meio do “W”), uma expansão perceptível no volume é acoplada com fundamentos que indicam que as condições de mercado são propícias a uma reversão.

Uma posição longa deve ser tomada em um fechamento diário acima do nível de preço da máxima do primeiro rebote, com um stop loss na segunda mínima do padrão. O objetivo mínimo de movimento medido para o padrão é a distância das duas mínimas até a máxima intermediária no meio do padrão. 

Uma interpretação mais agressiva do padrão sugere uma meta em duas vezes a distância entre as mínimas e a máxima intermediária.

Exemplo de um fundo duplo

 

O gráfico de negociação diária acima mostra um fundo duplo no caso de uma tendência geral de baixa na Advanced Micro Devices (AMD). A primeira baixa é atendida por um interesse de compra significativo após um declínio repentino e acentuado, produzindo um gráfico de velas longo e leve e uma linha de engolfo de alta (se você também estiver usando análise de gráfico de velas, ambos são padrões de reversão de alta ). 

A alta subsequente é quase 10% acima da primeira baixa, sugerindo que os investidores devem ficar de olho em outro movimento de baixa neste ponto, já que os rebotes da primeira baixa são tipicamente da ordem de 10% a 20%.

A segunda baixa do padrão está dentro de 3% a 4% da baixa anterior, contribuindo para a validade do padrão. Com o segundo fundo agora em vigor, os traders devem contar com uma correção potencial mais alta, ou mesmo uma nova tendência de alta, já que um nível de suporte significativo foi alcançado e testado duas vezes.

O padrão é invalidado e o potencial de baixa é retomado em uma queda abaixo das mínimas do fundo duplo. Por outro lado, um fechamento diário acima da alta intermediária sugere uma grande reversão e talvez o início de uma nova tendência de alta.

Formações de fundo duplo são altamente eficazes quando identificadas corretamente. No entanto, elas podem ser extremamente prejudiciais quando interpretadas incorretamente.

Portanto, é preciso ser extremamente cuidadoso e paciente antes de tirar conclusões precipitadas. A pista a ser observada é outro fundo em torno da mínima anterior, seguido por confirmação de alta em períodos subsequentes, por exemplo, dias ou semanas. Esses padrões são mais facilmente visíveis em gráficos diários e semanais.

Os dois fundos dos mínimos no padrão de fundo duplo devem ser iguais?

Não, há espaço para brincar com os níveis relativos das mínimas, embora elas devam estar dentro de 3% a 4% uma da outra. Na verdade, se você pensar sobre isso, um segundo fundo mais alto sugere que a pressão de venda chegou ao fim mais cedo, indicando que a mínima do primeiro fundo é um nível de suporte potencialmente altamente significativo. 

Dito isso, talvez seja surpreendente quantas vezes as mínimas de fundo duplo são idênticas, adicionando grande significado ao ponto de preço baixo como suporte principal.

Qual é a interpretação geral de um fundo duplo?

Um fundo duplo sugere uma mudança na direção mais alta e possivelmente o início de uma nova tendência de alta. Para colocar em termos de compradores/vendedores, os vendedores criaram uma tendência de baixa que chegou a um ponto baixo (suporte), o que levou a uma recuperação ou cobertura de posições vendidas. 

A recuperação que se segue é considerada corretiva dentro da tendência de baixa geral, o que significa que os vendedores ainda estão no lugar e, eventualmente, fazem outra tentativa de queda. 

No entanto, o nível de baixa/suporte anterior consegue se manter novamente, o que significa que os fundamentos podem ter mudado e a pressão de venda pode ter se esgotado, deixando os vendedores repentinamente no lado errado do movimento de queda.

O fundo duplo sugere uma meta de preço?

Sim, a meta de preço mínima para a formação é a distância da mínima anterior até a máxima corretiva no meio da formação. Então a meta é aproximadamente 10% maior da mínima inicial. Ganhos além deste nível, após o segundo fundo ter sido atingido, seriam um sinal extremamente otimista e podem confirmar que um fundo mais significativo foi atingido e que o lado positivo agora está em jogo.

A linha de fundo

As formações de fundo duplo estão entre os padrões de gráfico mais significativos para identificar mudanças de longo prazo nas tendências, sinalizando que uma grande baixa foi atingida no futuro previsível.

O padrão normalmente sugere uma recuperação de 10% a 20% após a segunda baixa ter sido feita, mas pode haver mais vantagens se o cenário fundamental tiver mudado a favor dos títulos.Por exemplo, uma perspectiva positiva de lucros futuros pode criar uma nova tendência de alta.

Fundos duplos são melhor identificados visualmente, usando gráficos de longo prazo (diários e semanais). As mínimas não precisam ser idênticas, mas preferencialmente entre 3% a 4% uma da outra. 

O potencial de alta tem como nível alvo mínimo medido as máximas do primeiro rebote (cerca de 10%). Um recuo e um segundo teste do suporte de baixa completam o padrão se a mínima estiver dentro de 3% a 4% da mínima anterior. 

Uma vez que o padrão de fundo duplo é formado, os traders devem ficar de olho nos movimentos de alta. Se a máxima no meio do padrão for violada após o segundo fundo ter sido formado, isso sugere mais potencial de alta e talvez o início de uma nova tendência de alta.

Leia mais: Halving do Bitcoin em 2024: O futuro da principal criptomoeda?

Fonte
Investopedia

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.