Uncategorized

Tether vai minerar Bitcoin no Brasil

A Tether, conhecida por emitir a stablecoin USDT, anunciou nesta quinta-feira (3) que vai instalar uma operação de mineração de Bitcoin no Brasil, em parceria com a Adecoagro (NYSE: AGRO). O projeto utilizará energia renovável gerada pela empresa sul-americana.

A relação entre Tether e Adecoagro começou em fevereiro deste ano, quando a Tether fez uma proposta para adquirir 51% das ações da companhia. Desde então, a participação aumentou para 70% em maio, acompanhada de mudanças no conselho de administração para alinhar a nova estratégia do grupo.

Mineração com energia limpa

Segundo Paolo Ardoino, CEO da Tether, o objetivo da empresa é se tornar a maior mineradora de Bitcoin do mundo. Embora Ardoino considere mais lucrativo comprar Bitcoin diretamente, ele destaca que minerar ajuda a fortalecer a segurança da rede.

No comunicado oficial, Ardoino afirmou:

“Estamos trazendo nossa experiência global no setor de Bitcoin para esta iniciativa no Brasil. Já temos diversos projetos de mineração sustentável em andamento pelo mundo, e esta parceria reforça nossa visão de longo prazo de apoio a redes descentralizadas e infraestrutura energética resiliente.”

A escolha por energia renovável reflete a preocupação do setor em reduzir o impacto ambiental das operações de mineração, tradicionalmente criticadas pelo uso de fontes poluentes como o carvão.

Energia e Bitcoin como ativos estratégicos

Mariano Bosch, cofundador e CEO da Adecoagro, comentou que o projeto permite utilizar a energia que hoje é vendida no mercado spot de forma mais estratégica:

“Essa iniciativa nos possibilita estabilizar parte de nossa produção de energia ao mesmo tempo em que passamos a ter exposição ao potencial de valorização do Bitcoin.”

Atualmente, a Adecoagro possui capacidade instalada de 230 MW de geração de energia na América do Sul. Além do projeto de mineração, a empresa estuda manter parte do Bitcoin minerado em seu balanço patrimonial, considerando o ativo como um potencial reserva de valor de longo prazo, assim como suas propriedades agrícolas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.