República Tcheca realiza compra de US$ 1 milhão de Bitcoin e se junta a El Salvador

O Czech National Bank (CNB) anunciou nesta quinta-feira que realizou sua primeira aquisição de ativos digitais, consistindo em um total de US$ 1 milhão, uma carteira teste composta por Bitcoin, uma stablecoin atrelada ao dólar e um depósito tokenizado em blockchain.
Segundo o próprio banco, essa carteira foi criada fora das reservas internacionais e não está destinada à expansão ativa, servindo apenas para testar internamente os procedimentos de custódia, segurança, liquidez e relatório desses ativos. O governador Aleš Michl declarou:
“É realista esperar que, no futuro, seja fácil usar a coroa para comprar títulos tchecos tokenizados […]. [Este é um investimento que antes era privilégio de grandes investidores.”
O movimento torna a República Tcheca adjacente a países que já experimentam a integração do Bitcoin em seus sistemas econômicos, como El Salvador, que em 2021 se tornou o primeiro país do mundo a adotar oficialmente a criptomoeda como meio de pagamento.
A nação centro-americana mantém reservas de Bitcoin sob custódia estatal e incentiva seu uso cotidiano, tornando-se referência global em políticas de adoção de criptoativos.







