Trump processa o NYT em US$ 15 bilhões e acusa jornal de prejudicar memecoin

O presidente Donald Trump entrou com uma ação de US$ 15 bilhões contra o The New York Times, alegando que o jornal e alguns de seus jornalistas danificaram a reputação de seu projeto de memecoin, o TRUMP, e seus interesses empresariais.
Ele afirma que o Times usou reportagens de 2024, além de um livro de repórteres Susanne Craig e Russ Buettner, para veicular informações falsas com o objetivo de causar prejuízo.
Em publicação no Truth Social, Trump acusou o jornal de “longo histórico de mentiras e calúnias” favorecendo o Partido Democrata, e disse que a empresa “terá sido permitida mentir, manchar e difamar-me por tempo demais, e isso termina AGORA!”. Ele também destacou que o Times endossou Kamala Harris nas últimas eleições como evidência de parcialidade.
Do outro lado, o New York Times refuta as acusações e descreve o processo como desprovido de mérito. Um porta-voz afirmou que a ação judicial representa “uma tentativa de sufocar e desencorajar o jornalismo independente” e que o jornal continuará sua cobertura sem temer intimidações.
A ação judicial também menciona que o TRUMP memecoin experimentou uma queda expressiva logo após seu lançamento em janeiro de 2025. O token teria tido uma valorização inicial muito alta, com valor de mercado inflado, mas depois desabou cerca de 88%, queda que Trump atribui à cobertura negativa.