Uncategorized

União Europeia intensifica esforços para lançar o euro digital

A União Europeia se movimenta para avançar o projeto do euro digital, com líderes institucionais declarando ter alcançado um consenso sobre aspectos-chave durante conferência em Copenhague. 

Estiveram presentes Christine Lagarde (presidente do BCE), Paschal Donohoe (presidente do Eurogrupo), Valdis Dombrovskis (comissário da UE) e Pierre Gramegna (diretor-gerente do MEE).

Lagarde afirmou que o projeto “preserva as competências institucionais de todas as instituições” e que o euro digital é “uma declaração política sobre a soberania da Europa e sua capacidade de lidar com pagos, inclusive em escala transfronteiriça, com uma infraestrutura e solução europeias.”

Ela também destacou que o que foi pactuado em Copenhague “é o ponto de partida para mais trabalhos que continuarão a ser realizados tanto no Parlamento Europeu […] quanto no nível do Conselho e, claro, entre especialistas técnicos”.

Gramegna ressaltou a urgência de tornar o euro digital uma realidade, citando que “nestes tempos de constantes turbulências geopolíticas, a urgência é maior do que nunca.”

A expectativa é que o quadro legislativo seja aprovado em 2026, seguido de um período de 2,5 a 3 anos para implementação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.