EconomiaFinanças

Rússia e Irã planejam estabelecer um cartel global de petróleo e gás, afirma relatório

Após as declarações do presidente russo, Vladimir Putin, no final de junho, que indicavam que membros das nações do BRICS formalizaram planos para criar uma nova “moeda de reserva internacional”, a Rússia está construindo as bases de um cartel global de gás com o Irã. 

O jornalista financeiro e autor de best-sellers Simon Watkins afirma que a “aliança visa controlar o máximo possível dos dois elementos-chave da matriz de fornecimento global”. Ao mesmo tempo, a Rússia pretende criar uma bolsa de metais preciosos chamada Moscow World Standard (MWS).

Na semana passada, economistas do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia observaram que o declínio do produto interno bruto (PIB) do país seria muito menor do que o estimado anteriormente. 

Além disso, o presidente russo, Vladimir Putin, mais uma vez criticou os Estados Unidos e enfatizou que o país precisa de “conflitos para manter sua hegemonia”.

As sanções contra a Rússia não parecem estar afetando o país transcontinental posicionado na Europa Oriental, mas sim em todos os outros lugares da Europa. Por exemplo, o autor da Forbes, Kenneth Rapoza, explicou em um relatório publicado na terça-feira que “os mercados e a segurança energética da Europa [foram] interrompidos pelas sanções da Rússia”. 

As sanções, insistiu Rapoza, “desencadearam um enorme aumento nos preços das commodities que mais prejudicou a economia europeia”. A Europa sofre com a pior inflação em anos e relatórios detalham que o petróleo russo ainda acaba enchendo postos de gasolina europeus a um preço inflacionado.

No final de junho, Putin explicou que uma nova moeda de reserva internacional baseada em uma cesta de moedas estava sendo analisada por membros dos países do BRICS. Após as declarações de Putin, cerca de duas semanas depois, a Gazprom da Rússia e a National Iranian Oil Company (NIOC) assinaram um memorando de entendimento (MoU).

No mesmo dia, Putin visitou Teerã para discutir assuntos com líderes turcos e iranianos. O jornalista financeiro do oilprice.com Simon Watkins opinou que o acordo marca a Rússia e o Irã construindo as bases de um cartel global de gás. O editorial observa ainda que o fornecedor global GNL Qatar, a maior empresa de gás natural liquefeito do mundo, também pode aderir à parceria.

“Com base no atual Fórum dos Países Exportadores do Golfo (GECF), este ‘Gás OPEP’ permitiria a coordenação de uma proporção extraordinária das reservas mundiais de gás e o controle dos preços do gás nos próximos anos”, disse Watkins em 23 de agosto. 

“Ocupando as posições número um e número dois na tabela de maiores reservas de gás do mundo, respectivamente – Rússia com pouco menos de 48 trilhões de metros cúbicos (tcm) e Irã com quase 34 tcm – os dois países estão em uma posição ideal para fazer isso”, acrescentou o autor do oilprice.com.

Bolsa de Metais Preciosos de Moscou

Relatórios que mostram que as nações do BRICS estão no meio da revisão de uma nova moeda internacional e a recente parceria entre a Gazprom e a NIOC seguem os esforços da Rússia para movimentar ouro. De acordo com o capital.com, a Rússia tem intenções de criar sua própria bolsa de metais preciosos semelhante à London Bullion Market Association (LBMA).

“Ver a discussão sobre a Rússia criar um novo Moscow World Standard (MWS) como uma alternativa ao London Bullion Market (LBMA) realmente tem ramificações … com um preço fixo acima da taxa de câmbio em Londres, poderia ser um confronto interessante. . h/t”

O colaborador do Capital.com, Indrabati Lahiri, diz que a ideia de troca de metais da Rússia é “provisoriamente chamada de Padrão Mundial de Moscou (MWS)”

Além disso, o maior produtor de ouro da Rússia, Polyus, emitiu títulos em yuan chinês e a empresa o fez duas vezes em 30 dias. A Reuters detalha que desde que a guerra Ucrânia-Rússia começou em fevereiro, “a demanda pelo yuan aumentou”.

João Souza

Chefe de conteúdo, analista de SEO e empreendedor. [email protected]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.