Craig Wright, que alega ser Satoshi Nakamoto, perde processo na Noruega
Magnus Granath, conhecido como “Hodlonaut” no Twitter, ganhou um processo na Noruega contra Craig Wright, revelaram documentos judiciais na quinta-feira.
Wright há muito tempo afirma que ele é o anônimo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.
No entanto, muitos da comunidade Bitcoin contestam as afirmações de Wright, que não conseguiu provar até hoje suas alegações.
“Eu venci. Bem-vindo à lei”, twittou Hodlonaut em resposta à decisão do juiz norueguês.
Hodlonaut abriu o caso na Noruega em um esforço para provar que os numerosos tweets que ele publicou sobre as alegações de Wright sobre Nakamoto não eram, de fato, difamatórios – uma maneira de se antecipar a um caso de difamação pendente no Reino Unido.
“Eu esperava vencer, já que a verdade está claramente do meu lado neste caso”, disse Hodlonaut ao Decrypt.
“Estou muito feliz que o juiz tenha visto da mesma maneira.”
De acordo com a decisão, Hodlonaut twittou em 2019 que Wright era um “golpista patético”, “cringe”, “claramente doente mental” e repetidamente o chamou de “fraude”, até mesmo criando uma hashtag criticando Wright em um maneira satírica.
Durante o julgamento, Wright chamou tais declarações de “obviamente muito difamatórias”.
“Há uma diferença entre um debate com linguagem forte e a verdade”, disse Wright.
Hodlonaut parece ter muitos apoiadores. Um site chamado DefendingBTC tem links para uma página de doação que indica que quase 2.700 indivíduos doaram mais de 71 Bitcoins e US$ 74.000 para custos de defesa legal para o bitcoiner.
Em 2019, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, também twittou em apoio a Hodlonaut com a mensagem:
“Craig Wright não é Satoshi”.
Andrew Rossow, professor adjunto de direito e advogado que está familiarizado com o caso de Holdonaut, disse por e-mail que a decisão de quinta-feira era “esperada”.
“Não há nenhuma prova que conhecemos agora que confirme as alegações de Wright, o que abre a porta para tais críticas que vimos aqui de Granath”, disse Rossow.