BitcoinCriptoativos

Ações do Bitcoin Trust saltam 12% e diminuem desconto

As ações do problemático fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) subiram na segunda-feira, reduzindo seu desconto em relação ao preço do Bitcoin à vista.

O preço do título negociado no mercado de balcão saltou 11,56% ontem, para US$ 9,65. Isso elevou o desconto do fundo em relação ao valor patrimonial líquido (NAV) de suas participações em Bitcoin para 38,55%, a menor diferença desde meados de novembro.

O GBTC é um veículo financeiro listado publicamente que oferece aos investidores exposição ao Bitcoin sem a necessidade de comprar e manter sob custódia.

O fundo era historicamente negociado com um prêmio em relação ao Bitcoin, mas, desde o final de fevereiro de 2022, está com um grande desconto.

O aumento em seu preço ocorre apesar de uma infinidade de problemas enfrentados tanto pela empresa de investimentos por trás do fundo e por sua controladora, a Digital Currency Group.

A Grayscale é a maior gestora de Bitcoin no mundo. A empresa possui 643.572 BTCs em nome dos seus clientes.

O desconto do GBTC surgiu devido à volatilidade do mercado e à incapacidade dos acionistas de resgatar suas ações, como ocorre normalmente com ETFs.

A Grayscale procurou converter o Trust em um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin, uma estrutura que seu CEO Michael Sonnenshein argumenta que forneceria melhor proteção aos investidores.

No entanto, a SEC, instituição que regulamenta o mercado financeiro dos Estados Unidos, vem constantemente negando pedidos para criação de ETFs Spot para o Bitcoin.

A concorrência de ETFs de BTC em outros países, como o Canadá, bem como ETFs futuros de Bitcoin negociados nos EUA, também pode, portanto, estar contribuindo para o desconto.

Como a Grayscale não oferece uma maneira de resgatar o BTC, os detentores de GBTC começaram a pressionar a empresa para mudar suas regras e introduzir alguma forma de liquidez.

O fundo também está enfrentando um processo acusando-o de “potencial má administração e conflitos de interesse”, movido pelo fundo de hedge de Nova York Fir Tree Capital Management.

Em outro, a empresa de investimentos rival Valkyrie apresentou uma proposta para se tornar o novo gerente do GBTC.

A ideia é que os acionistas do GBTC possam votar por uma mudança de administração, embora haja algumas dúvidas sobre se isso seria possível.

Fonte
Decrypt

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.