República Centro-Africana monta equipe para criar legislação pró-Bitcoin
Faustin-Archange Touadéra – Presidente da República Centro-Africana (CAR) – revelou que o governo estabeleceu um comitê de 15 especialistas para projetar uma estrutura regulatória para o Bitcoin e o mercado de criptoativos.
O projeto de lei deve incentivar o desenvolvimento da indústria de ativos digitais e potencialmente ajudar a economia local, que é uma das mais fracas do mundo.
15 experts #centrafricains issus de plusieurs ministères de mon gouvernement composent le comité chargé d'élaborer un nouveau projet de loi plus complet sur l'utilisation des crypto-monnaies et d'offrir à la RCA cette opportunité unique de développement économique & technologique pic.twitter.com/bZTS8HQxH3
— Faustin-Archange Touadéra (@FA_Touadera) January 20, 2023
“15 especialistas #centrafricains de vários ministérios do meu governo compõem a comissão responsável por elaborar um novo projeto de lei mais abrangente sobre o uso de criptomoedas e oferecer ao CAR esta oportunidade única de desenvolvimento econômico e tecnológico”.
Alguns departamentos encarregados de formular a legislação incluem o Ministério de Minas e Geologia, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Ministério de Águas, Florestas, Caça e Pesca e outros.
A RCA está entre os países mais pobres do mundo, com um PIB de cerca de US$ 2,5 bilhões e uma renda per capita de US$ 980.
O presidente Touadéra aumentou a esperança de que a próxima transição para o mundo dos criptoativos possa resolver alguns dos problemas financeiros do país:
“Com o acesso às criptomoedas, desaparecerão as barreiras monetárias até agora existentes, sendo o principal objetivo das medidas adotadas pelo Governo o desenvolvimento da economia nacional.”
Seguindo o exemplo de El Salvador
O CAR se tornou o segundo país do mundo onde o bitcoin se tornou moeda legal pelo governo, seguindo os passos de El Salvador.
O presidente Touadéra se mostrou um grande defensor do ativo digital, descrevendo-o como “dinheiro universal”.
Ele também aconselhou os locais a reconhecerem os méritos do BTC, que podem ajudá-los a gerar riqueza de longo prazo em tempos de alta da inflação, conflitos militares globais e crises econômicas em todo o mundo:
“Entender o bitcoin é crucial para reconhecer seu poder disruptivo de trazer prosperidade a longo prazo. A matemática não dá conta das emoções humanas. As gerações futuras olharão para trás, nestes mesmos momentos, para nossa força e união na escolha do caminho certo em tempos difíceis.”