BitcoinCriptoativosEconomiaFinanças

Reserva de valor – O que é e como investir?

Entenda o que é uma reserva de valor e a importância desta classe de ativos para os seus investimentos.

Uma reserva de valor pode ser definida como um ativo que tem a capacidade de preservar valor ao longo do tempo. Diferentes ativos apresentam diferentes capacidades de proteger o poder de compra dos seus detentores.

Características das reservas de valor

Confira as principais características das reservas de valor, que estão presentes nos principais ativos dessa categoria, como ouro, prata, bitcoin, petróleo e dólares.

Baixo risco

Imagine que você precisa poupar para o seu futuro, seja para fazer uma viagem ou mesmo para sua aposentadoria. Certamente será necessário possuir ativos que preservem valor e que possuam baixa volatilidade e risco.

Baixo risco é uma característica fundamental das reservas de valor, visto que elas precisam ser estáveis no tempo.

Qualquer ativo possui riscos, inclusive o próprio ouro, que é utilizado há milênios como dinheiro pela humanidade. É possível, por exemplo, que uma grande mina do metal seja encontrada, aumentando a sua oferta e diminuindo o seu preço.

O dólar americano pode colapsar e passar por uma hiperinflação, algo que todas as moedas de governos estão sujeitas.

O Bitcoin pode enfrentar problemas técnicos de alta gravidade, o que pode influenciar muito o seu preço no curto prazo.

Para diminuir estes riscos, uma estratégia é manter uma carteira diversificada. Dessa forma, você estará protegido contra riscos improváveis.

Durabilidade

Durabilidade é outra característica muito importante das reservas de valor. Por conta disto, ativos que se deterioram facilmente, como comidas perecíveis, não podem ser utilizados para guardar valor no tempo.

Bens de consumo, como carros e imóveis, podem preservar algum valor ao longo do tempo, a depender das condições de mercado. No entanto, o caminho natural desses ativos é perder valor no longo prazo.

Por outro lado, ouro, bitcoin, prata, petróleo e uma série de outras commodities, são bens não perenes, que podem durar literalmente milhões de anos.

Escasez

A escassez é uma característica fundamental das reservas de valor. Isso ocorre pois ativos que são abundantes tem uma alta emissão, e consequentemente uma alta inflação.

Este fenômeno pode ser muito bem observado ao analisar o histórico de preços dos metais. O ouro possui uma emissão menor do que a prata, a prata menor do que o cobre, o cobre menor do que o ferro e assim por diante.

Por conta da sua escassez, o ouro vem tendo nos últimos milênios um desempenho melhor do que qualquer outro metal.

Por sua vez, o bitcoin é o primeiro ativo líquido com oferta inelástica. Isso ocorre pois sua emissão é limitada a 21 milhões de unidades, o tornando mais escasso que o próprio ouro.

Liquidez e portabilidade

Liquidez é um conceito que está ligado a facilidade de se comprar ou vender um determinado ativo. Se você está buscando por uma reserva de valor, é necessário ter a capacidade de liquidar (vender) seus ativos no momento necessário.

Entre os ativos mais líquidos do mercado estão: dólar, ouro, bitcoin, prata, euro e ações de empresas estabelecidas.

A portabilidade, por sua vez, é a capacidade de transportar um ativo de um local para outro. Fazer isto com metais preciosos, como prata e ouro, é algo conveniente, especialmente por que eles possuem liquidez internacional, tendo valor em todos os países do mundo.

Por sua vez, o bitcoin, por ser um ativo digital, pode ser enviado para qualquer local do mundo com muita facilidade.

Ouro, Bitcoin e Dólar

Bitcoin, ouro e dólar podem ser considerados atualmente as 3 principais reservas de valor com liquidez internacional atualmente.

Os três ativos são aceitos e negociados em todo o mundo com facilidade, possuem uma história estabelecida, portabilidade e durabilidade.

O dólar é certamente o ativo mais líquido dos três. No entanto, é também o com menor escassez.

O ouro é o ativo com maior história estabelecida e menor risco, visto que está com a humanidade há milenios.

O BTC, apesar de jovem, está se mostrando como uma excelente reserva de valor, tendo a maior escassez e portabilidade dos três.

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.