ETF de Bitcoin de El Salvador será um produto financeiro único, afirma Max Keiser
O governo de El Salvador deverá aprovar um ETF de Bitcoin à vista no país, conforme destacou Max Keiser, um investidor de longa data da criptomoeda. Conforme informou Keiser, o ETF deve ser um produto ‘único’.
Keiser afirmou que, diferente dos ETFs que estão sendo propostos para negociação nos Estados Unidos, o produto em El Salvador permitirá o depósito e saque de bitcoin. Em contraste, os ETFs em discussão nos EUA permitem apenas a liquidação em dólares americanos.
De fato, este seria um produto com importantes implicações, visto que desvincula o bitcoin completamente da sua contraparte em moeda fiduciária.
Keiser publicou no X:
Good news,
We’re looking into a BITCOIN ETF to list here in #ElSalvador
That will allow BTC in & BTC out
This will be a unique product in the world.
All 13 BTC ETF’s waiting for listing in the US are cash in, cash out.
Just fiat versions of #Bitcoin
— Max Keiser (@maxkeiser) December 21, 2023
“Boas notícias, estamos procurando um ETF de BITCOIN para listar aqui em #ElSalvador. Isso permitirá a entrada e saída de BTC. Este será um produto único no mundo. Todos os 13 ETFs BTC que aguardam listagem nos EUA são cash in, cash out. Apenas versões fiduciárias de #Bitcoin”.
El Salvador, desde que aprovou a Lei Bitcoin em setembro de 2021, vem adotando uma série de medidas para promover a criptomoeda. A aprovação de um ETF seria um grande passo para atrair ainda mais bitcoins e recursos para a região.
ETF de Bitcoin
Um ETF de Bitcoin é um produto financeiro que rastreará o preço da principal criptomoeda do mercado. O produto abre as portas do mercado acionário para o investimento em bitcoin, que está se tornando um importante ativo de caixa para empresas de grande porte.
Até o momento, poucos países aprovaram a negociação do instrumento, incluindo Canadá, Brasil e Chile. Por sua vez, apenas ETFs de futuros de Bitcoin e Ethereum foram aprovados nos Estados Unidos.
A aprovação de um ETF à vista nos EUA seria um marco para a história da criptomoeda, visto a grandiosidade do mercado financeiro do país. A aprovação do ETF criaria uma grande ponte de liquidez entre o mundo fiduciário e o Bitcoin, que está se estabelecendo como a principal reserva de valor digital.