BitcoinEconomiaFinanças

O que é o valor de mercado e porque é que é importante para os investidores?

O que é o valor de mercado?

O valor de mercado é o preço que um ativo obteria no mercado, com base no preço que os compradores estão dispostos a pagar e os vendedores estão dispostos a aceitar. Pode também referir-se à capitalização de mercado de uma empresa cotada na bolsa, calculada multiplicando o número de ações em circulação pelo preço atual das ações.

O valor de mercado é mais fácil de determinar para os instrumentos negociados em bolsa, como as ações e os futuros, uma vez que os seus preços de mercado são amplamente divulgados e estão facilmente disponíveis, mas é um pouco mais difícil para os instrumentos de balcão, como os títulos de rendimento fixo. Também é difícil obter um valor de mercado objetivo para ativos ilíquidos, como imóveis e empresas, o que pode exigir o recurso a avaliadores imobiliários ou a peritos em avaliação de empresas.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

  • O valor de mercado é o preço de um ativo no mercado, com base nos preços que os compradores estão dispostos a pagar e nos preços que os vendedores estão dispostos a aceitar.
  • Para as empresas cotadas na bolsa, o valor de mercado refere-se à capitalização bolsista: o número de ações em circulação multiplicado pelo preço das ações.
  • Para as empresas, o valor de mercado depende de vários factores, incluindo os custos de capital, as despesas dos consumidores e as alterações na oferta e na procura.
  • Pode ser difícil determinar o valor de mercado de ativos ilíquidos ou não fungíveis, como imóveis ou empresas.

Compreender o valor de mercado

O valor de mercado de uma empresa é uma boa indicação da percepção dos investidores sobre as suas perspectivas de negócio. A gama de valores de mercado no mercado é enorme, variando de menos de 1 milhão de dólares para as empresas mais pequenas a centenas de biliões para as maiores e mais bem sucedidas empresas do mundo.

O valor de mercado é determinado pelas avaliações ou múltiplos atribuídos pelos investidores às empresas, tais como o preço em relação às vendas, o preço em relação aos lucros, o valor da empresa em relação ao EBITDA, etc. Quanto mais elevadas forem as avaliações, maior será o valor de mercado.

O que o valor de mercado diz

O valor de mercado pode flutuar muito ao longo dos períodos de tempo e é substancialmente influenciado pelo ciclo económico. Os valores de mercado caem durante os mercados em baixa que acompanham as recessões e sobem durante os mercados em alta que ocorrem durante as expansões econômicas.

O valor de mercado também depende de muitos outros factores, como o sector em que a empresa opera, a sua rentabilidade, o endividamento e o ambiente geral do mercado. Por exemplo, a empresa X e a empresa B podem ter ambas vendas anuais de 100 milhões de dólares, mas se X for uma empresa de tecnologia em rápido crescimento e B for um retalhista, o valor de mercado de X será geralmente muito mais elevado do que o da empresa B.

No exemplo acima, a empresa X pode estar a ser negociada a um múltiplo de vendas de 5, o que lhe daria um valor de mercado de 500 milhões de dólares, enquanto a empresa B pode estar a ser negociada a um múltiplo de vendas de 2, o que lhe daria um valor de mercado de 200 milhões de dólares.

O valor de mercado de uma empresa pode divergir significativamente do valor contabilístico ou do capital próprio dos accionistas. Uma ação seria geralmente considerada subvalorizada se o seu valor de mercado fosse muito inferior ao valor contabilístico, o que significa que a ação está a ser negociada com um grande desconto em relação ao valor contabilístico por ação.

Tal não implica que uma ação esteja sobrevalorizada se for transacionada com um prémio em relação ao valor contabilístico, uma vez que tal depende novamente do sector e da extensão do prémio em relação aos pares da ação.

O valor contabilístico é também conhecido como o valor explícito e pode influenciar fortemente o valor implícito de uma empresa (ou seja, as percepções pessoais e a investigação dos investidores e analistas), o que, por sua vez, afecta a subida ou descida do preço das acções de uma empresa.

Como é que se calcula o valor de mercado?

O valor de mercado de um ativo é o preço pelo qual esse ativo seria vendido no mercado. Isso geralmente é determinado pelas forças do mercado, incluindo o preço que os compradores estão dispostos a pagar e que os vendedores aceitam por esse ativo.

Qual é a diferença entre o valor de avaliação e o valor de mercado?

No sector imobiliário, o valor de avaliação de uma propriedade é a estimativa de preço calculada por um avaliador profissional, com base nas vendas de propriedades comparáveis. O valor de mercado é o preço real pelo qual a propriedade será vendida. Este pode ser superior ou inferior ao valor de avaliação, dependendo das condições de mercado.

Como é que se calcula o valor de mercado de uma empresa?

Para as empresas cotadas na bolsa, o valor de mercado refere-se à capitalização de mercado: o preço de mercado das ações negociadas na bolsa, multiplicado pelo número de ações em circulação.

O resultado final

O valor de mercado de um ativo é determinado pelo preço que os compradores estão dispostos a pagar por esse ativo e o preço que os vendedores estão dispostos a aceitar por ele. Para as empresas cotadas na bolsa, o valor de mercado refere-se normalmente à capitalização bolsista. Para certos tipos de ativos únicos, pode ser mais difícil determinar um valor de mercado objetivo.

Leia mais: Gudang Garang: Quase uma Moeda no Brasil

Fonte
Investopedia

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.