Bitcoin

Candidato Paulo Kogos propõe que São Paulo aceite impostos em bitcoin

O economista Paulo Kogos, candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pelo estado de São Paulo, propõe que bitcoin e ouro sejam formas de pagamento de imposto aceitas pelo governo estadual. 

O economista e candidato a deputado estadual, já demonstra uma forte admiração pelo bitcoin há tempos. Adepto das ideias econômicas austro libertárias, em 2020, Kogos afirmou:

“Eu vejo no Bitcoin uma possibilidade de renascer o comércio global sem o estado, driblando por exemplo sanções que um país aplica sobre o outro. Eu acho isso saudável pois isso não só tira o poder do estado e dos bancos centrais, mas também tira o poder dos grandes blocos, da ONU e da comunidade internacional, o que é excelente porque nos afasta de um estado mundial e que as soberanias do países possam ser melhor defendidas.”

Paulo Kogos - Registro TSE
Paulo Kogos – Registro TSE

Em vídeo expondo suas 30 propostas de candidatura, Paulo Kogos afirmou:

“Minha proposta de número 13 da área de desenvolvimento econômico: eu gostaria que o estado de São Paulo aceitasse ouro e bitcoins como forma de pagamento das taxas e impostos, que por mim, seriam zero. Mas já que tem, que aceitem ouro e bitcoin. Isso diminui o quão forçado é o curso do real, isso ajuda o cidadão a se proteger da inflação do real. 

Aumentando a liquidez do bitcoin, também ajuda quem tem criptomoeda. Além disso, até para os interesses de quem quer gastar o dinheiro do estado com alguma coisa, com alguma política pública, o estado vai ter uma criptomoeda que vai se valorizar no longo prazo, isso dá superávit e ajuda a comprar impostos e gastos. 

Pra quem acha que eu tô viajando, o presidente de El Salvador já fez isso no país e está aceitando o Bitcoin até como moeda oficial.”

Paulo Kogos não é um caso isolado de otimismo relacionado ao bitcoin na política brasileira. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sugeriu um desconto para os cidadãos que pagarem o IPTU em bitcoin e o investimento de 1% do tesouro da cidade no ativo. 

O candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo, Fiuza Bitcoin (NOVO), leva a bandeira do Bitcoin no próprio nome de campanha e deu uma entrevista exclusiva para o Boletim Bitcoin.

Igor Sobrinho

Calvinista, capixaba, amante de artes, de comunicação e da computação. Cypherpunk e bitcoinheiro, passeio com meu cachorro nas horas vagas, amo minha esposa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo