Bitcoin

Jack Dorsey apresenta a Web5, que vai descentralizar a internet com o Bitcoin (BTC)

Jack Dorsey anunciou que a TDB, subsidiária da Block Inc., está construindo a Web5, um conjunto de soluções que tem como objetivo descentralizar a nova internet, tendo como base o protocolo do Bitcoin (BTC).

A Web5 é baseada na suposição de que a Web3, a ideia de construir uma web descentralizada com tecnologia blockchain e criptoativos, têm as intenções certas, mas está usando as ferramentas erradas.

A Web5 aproveitará o Bitcoin, a rede monetária descentralizada e uma infinidade de tecnologias da ciência da computação para criar um novo ecossistema de identidades descentralizadas, armazenamento de dados e aplicativos nos quais os usuários controlam suas informações pessoais.

Desenvolvimentos bastante descentralizados na internet nas últimas duas décadas, como BitTorrent e Tor, mostraram que a tecnologia blockchain não é um componente necessário para a descentralização. Em vez disso, a timechain provou ser necessário apenas para um propósito muito específico, criar um dinheiro digital descentralizado.

O Web5 será composta de componentes e serviços de software, como identificadores descentralizados (DIDs), nós da Web descentralizados (DWNs), serviço de identidade autosoberana (SSIS) e um kit de desenvolvimento de software de identidade autosoberana (ssi-sdk). Esses componentes permitem que os desenvolvedores se concentrem na criação de experiências do usuário e, ao mesmo tempo, habilitam mais facilmente a identidade descentralizada e o armazenamento de dados nos aplicativos.

Identificadores Descentralizados

O componente DID do Web5 aproveitará o ION, uma rede DID de segunda camada aberta, pública e sem permissão que é executada no blockchain do Bitcoin. O projeto é baseado no protocolo Sidetree determinístico, que não requer tokens especiais, validadores confiáveis ​​ou mecanismos de consenso adicionais para funcionar.

Um DID é essencialmente um identificador persistente globalmente exclusivo que não requer uma autoridade de registro centralizada e geralmente é gerado e registrado criptograficamente. 

O ION apenas permite que os DIDs sejam desativados por seus proprietários, sendo, portanto, resistente à censura e inclui recursos de registro para oferecer suporte a gerenciadores de pacotes descentralizados e lojas de aplicativos. A rede descentralizada pode, em teoria, processar milhares de operações DID por segundo.

Webnode descentralizado

De acordo com a especificação, um DWN é um mecanismo de armazenamento de dados e transmissão de mensagens que os participantes podem aproveitar para localizar dados públicos ou privados vinculados a um determinado DID. Ele permite a interação entre diferentes entidades que precisam verificar a identidade umas das outras para transferir informações.

“Os Web Nodes descentralizados são uma construção de armazenamento de dados semelhante a uma malha que permite que uma entidade opere vários nós que sincronizam com o mesmo estado entre si, permitindo que a entidade proprietária proteja, gerencie e transacione seus dados com outras pessoas sem depender de localização ou provedor -infraestrutura, interfaces ou mecanismos de roteamento específicos”.

Identidade auto-soberana

O SSIS interage com os padrões em torno de credenciais verificáveis, revogações de credenciais, solicitação de credenciais, troca de credenciais, esquemas de dados para credenciais e outros dados verificáveis, mensagens usando DWN e uso de DIDs.

“Usando esses padrões básicos, o SSIS permite uma funcionalidade robusta para facilitar todas as interações verificáveis, como criação, assinatura, emissão, curadoria, solicitação, revogação, troca, validação, verificação de credenciais em vários graus de complexidade”, de acordo com sua página da web.

João Souza

Chefe de conteúdo, analista de SEO e empreendedor. [email protected]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.