O terceiro maior produtor de petróleo da Rússia, a Gazpromneft, está em parceria com a BitRiver, empresa de mineração de Bitcoin (BTC) com sede na Suíça, para construir operações de mineração localizadas em campos de petróleo, de acordo com um memorando do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
A BitRiver ajudará a Gazpromneft no desenvolvimento de datacenters onde o produtor de petróleo receberá energia da empresa de mineração remota em novos campos de petróleo onde a infraestrutura não está estabelecida atualmente ou em locais remotos com custos de transporte caros.
“Ao longo dos próximos dois anos, a BitRiver pretende implementar projetos para criar seus próprios data centers para computação com uso intensivo de energia com escala de energia de até 2 [gigawatts], incluindo [gás de petróleo], que fornecerá adicionalmente um consumo de energia alto e estável”, disse Igor Runets, fundador e CEO da BitRiver.
Em abril passado, o Departamento do Tesouro dos EUA sancionou a BitRiver adicionando a empresa à lista do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro, afirmando que a empresa está “ajudando a apoiar” a guerra russa no território ucraniano.
Em março passado, foi relatado que a Exxon Mobil, a maior produtora de petróleo dos EUA, estava gerenciando operações de mineração de bitcoin. A empresa está utilizando a mineração para reduzir a queima de gás ocioso.
Da mesma forma, a empresa de mineração Crusoe Energy anunciou planos para mover geradores e equipamentos de mineração para Mascate, Omã, no Oriente Médio, para capturar gás queimado e reduzir as suas emissões enquanto consegue nova fonte de renda.