Finanças

Como investir dinheiro e ter lucro mensal?

Descubra como você pode investir e ter lucro mensal, obtendo um fluxo de caixa constante a partir do seus aportes. 

Investir está associado a alocar capital e recursos em alguma atividade que possua riscos, com o objetivo de aumentar o seu capital e os seus ativos líquidos, como dólares, reais ou mesmo bitcoin.

Diferente da poupança, que busca ser o investimento mais seguro e neutro em uma economia, investir necessariamente requer risco. E, normalmente, o retorno do investimento é proporcional ao risco. Logo, é necessário levar sempre em conta a relação de risco versus retorno em um investimento antes de tomar qualquer decisão.

Mas sem mais demoras, vamos a algumas aplicações práticas de como você pode obter renda mensal e constante a partir de investimentos.

Mercado de Ações

O mercado público de ações consiste na negociação de partes societárias de empresas de capital aberto em bolsas de valores. Neste mercado, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode adquirir ações de empresas listadas na bolsa. O valor de uma ação é a menor parte do capital de uma empresa.

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários regula e fiscaliza o mercado brasileiro de ações, que são negociadas na B3, até então a única bolsa de valores do país.. 

O acionista de uma empresa pública recebe periodicamente os dividendos da companhia, isto é, o lucro. No entanto, nem todas as empresas pagam dividendos mensais. Algumas, por exemplo, fazem isso trimestralmente ou mesmo anualmente. Por tanto, se você realmente quer uma renda mensal, terá que diversificar seu portfólio de ações entre diferentes empresas  que vão te pagar dividendos ao longo do ano.

Ainda assim, muitas empresas hoje optam não por pagar dividendos, mas por reinvestir todo ou a maior parte do seu lucro. Dessa forma, é sempre importante estudar o modelo de negócios da companhia, a robustez dos controles financeiros, acompanhar os relatórios da empresa e as perspectivas de mercado.

Renda Fixa

O mercado de renda fixa, como o próprio nome exemplifica, é um mercado que te proporciona uma maior previsibilidade sobre o seu investimento. Na prática, a maioria dos investimentos que proporcionam rentabilidade fixa estão associados a empréstimos a governos ou empresas privadas.

Um dos investimentos mais comuns no Brasil e no mundo é a compra de títulos públicos de governos. Esses títulos são considerados os investimentos mais seguros de uma economia por parte do mercado, pois como os estados emitem dinheiro, eles dificilmente darão calote em sua própria dívida.

O valor base para o mercado de renda fixa é a taxa Selic, que é definida pelo governo periodicamente. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. Com consequência, os títulos de dívida privada pagarão mais do que a Selic para atrair investimento.

Você pode se expor ao mercado de fixa através de bolsas de valores, ou mesmo por meio do seu banco digital ou fintech.

Fundos Imobiliários

O mercado imobiliário permite que até mesmo pequenos investidores se exponham ao setor para obter renda mensal e constante, sem a necessidade de adquirir um imóvel inteiro para isso.

Na prática, um fundo imobiliário é um tipo de consórcio de investidores que angariam recursos para aplicarem no setor.. Os lucros decorrentes das operações são distribuídos entre cada participante de maneira proporcional.

Você pode comprar cotas de Fundos Imobiliários (Fiis) em diversas corretoras de valores que também negociam ações.

Aluguel de Ações

O aluguel de ações ou empréstimo de ativos é uma operação no qual os investidores que possuem determinados papéis em suas carteiras emprestam para outros mediante uma taxa. 

Este empréstimo de ativos tem como objetivo fornecer liquidez para que outros investidores façam certas operações com seus ativos, claro, te dando garantias para isso.

Há grandes vantagens em alugar ações que você acredita que possam te dar um bom rendimento futuro enquanto possuem uma rentabilidade limitada no presente. É uma excelente ideia para ampliar suas possibilidades de rendimento. 

Lending e stake

Semelhante ao empréstimo de ações, é possível também emprestar criptoativos para obter uma renda mensal constante. Criptoativos podem ser colocados em exchanges ou mesmo plataformas DeFi (Finanças Descentralizadas) para obter retornos.

Além disso, existe a possibilidade de você colocar seus criptoativos em redes blockchain que tenham o algoritmo de Proof of Stake (PoS), como o Ethereum. Dessa forma, você pode apostar os seus ativos para ajudar na segurança da rede, semelhante ao papel de um minerador.

Mineração

A mineração consiste em direcionar poder computacional para ajudar no funcionamento e segurança de redes baseadas no algoritmo de Prova de Trabalho (PoW). Para investir neste mercado, é preciso adquirir hardware e ter acesso a fontes de energia de baixo custo para ter uma operação viável.

Uma vez montada uma operação de mineração, você terá um fluxo de caixa constante em algum ativo como o bitcoin. Em muitos pools de mineração, você terá liquidez diária. Isto significa que você poderá retirar os seus ativos todos os dias.

Normalmente, operações de mineração tem um payback (tempo até o investimento se pagar) de cerca de 18 meses no atual cenário. Certamente este valor tende a mudar de operação para operação.

Leia mais: O que é um ASIC usado na mineração de Bitcoin (BTC)?

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são geridos normalmente por empresas e têm como objetivo trazer retornos para os seus acionistas. As empresas de gestão de ativos normalmente possuem diferentes fundos que dão acesso aos clientes à exposição a diferentes mercados e estratégias de risco versus retornos.

É importante notar que muitos fundos não possuem liquidez mensal. Logo, é importante verificar quando os lucros de um determinado fundo são divididos entre os investidores.

Igor Sobrinho

Calvinista, capixaba, amante de artes, de comunicação e da computação. Cypherpunk e bitcoinheiro, passeio com meu cachorro nas horas vagas, amo minha esposa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo