Bitcoin

Libra esterlina se torna mais volátil que o Bitcoin

No que parece ser uma inversão de papéis, o Bitcoin agora está se tornando um dinheiro menos volátil do que a moeda nacional da Grã-Bretanha.

De acordo com dados fornecidos pela Bloomberg, a volatilidade de 30 dias da libra esterlina em relação ao dólar americano disparou no mês passado.

Enquanto isso, a volatilidade do Bitcoin diminuiu substancialmente desde junho e novamente desde o início de outubro. Isso trouxe a volatilidade de cada moeda para um ponto aproximadamente igual.

O Bitcoin caiu como um dos ativos de melhor desempenho no trimestre anterior – simplesmente por ficar relativamente estável enquanto as ações e commodities continuavam a cair.

A libra experimentou uma volatilidade turbulenta no final de setembro, quase caindo para a paridade com o dólar americano. Ao mesmo tempo, o volume de negociação para o par de negociação BTC/GBP disparou – uma tendência emergente entre as moedas em colapso.

Os mercados globais de títulos também estão mostrando maior volatilidade contra o Bitcoin, apesar da reputação do primeiro de segurança e confiabilidade, e da reputação do segundo como um ativo volátil.

No caso da Grã-Bretanha, o Banco da Inglaterra voltou agora à flexibilização quantitativa temporária para conter a instabilidade em seu mercado de títulos, o que quase causou um “momento Lehman” em setembro.

Muitos bancos centrais – incluindo o ex-presidente do Fed Ben Bernanke – negaram anteriormente que o Bitcoin pudesse constituir uma forma de dinheiro, em grande parte por ser muito volátil. Agora esta narrativa pode estar chegando ao fim.

O banco central da Suécia apresentou um argumento semelhante em maio:

“O preço do Bitcoin teve um alto grau de volatilidade e, portanto, é um preservador relativamente ruim”, explicou no Twitter.

João Souza

Chefe de conteúdo, analista de SEO e empreendedor. [email protected]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.