Bitcoin

Proposta para trazer mais privacidade para o Bitcoin (BTC) é discutida entre os desenvolvedores

Entenda sobre os Pagamentos Silenciosos, uma proposta do desenvolvedor Ruben Somsen para trazer mais privacidade para as transações de Bitcoin (BTC).

A proposta de Somsen se baseia em conceitos como o BIP47, que permite que indivíduos criem códigos de pagamento reutilizáveis ​​que podem ser ajustados por outros para criar endereços públicos exclusivos que apenas o remetente e o destinatário conhecem. 

Isso permite que o destinatário aceite bitcoin de uma forma mais privada quando comparado a expor um xpub ou simplesmente reutilizar um único endereço para receber pagamentos.

O BIP47 apresenta a compensação do aumento do uso de dados, pois os endereços reutilizáveis ​​que ele permite são produzidos pela inclusão de mensagens OP_RETURN, que exigem mais dados do que sua transação média de bitcoin. 

Com os pagamentos silenciosos, a compensação feita pelo BIP47 na forma de dados extras associados à criação de um código de pagamento usando OP_RETURN é eliminada e substituída por um aumento nos requisitos de digitalização do software de carteira. 

Os remetentes pegam um endereço público de um pagamento silencioso fornecido por um destinatário, usam a chave privada da entrada (UTXO) que eles usarão para enviar bitcoin ao destinatário para criar um novo endereço público de propriedade do destinatário e enviar o bitcoin para esse endereço.

Essa é uma compensação interessante porque reduziria a carga de dados de longo prazo nos nós completos em operação se fosse adotada em favor de soluções como as habilitadas pelo BIP47, mas requer a adesão daqueles que criam software de carteira para garantir que seus produtos sejam compatíveis com o esquema de design de pagamentos silenciosos. 

Um trabalho pesado, sem dúvida, mas que pode valer a pena tentar ser implementado nesses softwares de carteira. Isso forneceria maior utilidade para aqueles que desejam receber pagamentos em bitcoin com melhores garantias de privacidade e menos interatividade com a blockchain. Pense nos dissidentes que vivem sob regimes opressivos que precisam receber pagamentos da forma mais privada e fácil possível.

Hoje cedo, alguém iniciou a primeira transação de pagamentos silenciosos na Signet, uma rede de teste do Bitcoin. Você pode se aprofundar nisso aqui.

Boletim BTC

Boletim BTC é o primeiro portal brasileiro focado 100% em Bitcoin (BTC).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.