Bitcoin

Lightning Network está transformando o bitcoin em dinheiro, afirma BC dos EUA

O Federal Reserve de Cleveland, braço do Banco Central dos Estados Unidos, publicou um estudo intitulado: “A Lightning Network: Transformando Bitcoin em Dinheiro”, onde destacou as propriedades da rede de segunda camada do Bitcoin (BTC).

Segundo o estudo, a LN está sendo diretamente responsável pela diminuição do congestionamento da timechain do Bitcoin:

“Encontramos uma associação significativa entre a adoção da LN e a redução no congestionamento da blockchain. Sugerindo que a LN ajudou a melhorar a eficiência do Bitcoin como meio de pagamento.”

O que é a Lightning Network?

O princípio do funcionamento da LN foi idealizado pelo próprio Satoshi Nakamoto quando ainda se fazia presente no desenvolvimento do protocolo. Através de canais bidirecionais de pagamentos, a Lightning Network permite que transações ilimitadas sejam feitas sem a necessidade de confirmação na layer 1 do protocolo.

O estudo explica:

“Em princípio, fazer isso requer apenas duas transações na blockchain — uma para abrir o canal e outra para fechá-lo — independentemente do montante liquidado ou do número de pagamentos subjacentes.”

Uma transação on-chain é registrada em todos os full nodes da rede Bitcoin, e será armazenada para sempre no histórico de transações da timechain. Naturalmente, este registro público eterno possui um custo, que são as taxas de transação pagas.

Conforme a rede Bitcoin se torna cada vez mais demandada, será natural que os custos de transação sejam cada vez maiores. Em certo ponto, a rede Bitcoin será um sistema de liquidações finais, não sendo mais viável para pagamentos de baixo valor.

A LN permite que micro pagamentos sejam feitos utilizando o bitcoin, fazendo com que a rede se torne viável para transações do dia a dia.

Atualmente a LN possui uma capacidade de 4200 BTCs, valor que segue crescendo exponencialmente.

João Souza

Chefe de conteúdo, analista de SEO e empreendedor. [email protected]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0
YOUR CART
  • No products in the cart.